Colóquio 27/10/2023: Da Física Quântica à Ciência de Dados: Desvendando Novas Fronteiras

Sobre este evento

É com grande entusiasmo que convido a todos para uma imersão no universo da Ciência de Dados, Big Data, Machine Learning e General Artificial Intelligence (Gen AI). No cenário contemporâneo, as inovações tecnológicas não somente se consolidam como fundamentais para o avanço das empresas, mas também abrem novas e auspiciosas avenidas para profissionais de diferentes áreas do conhecimento, especialmente para os físicos.

O encontro tem por objetivo elucidar como um profundo entendimento em física, especialmente na área quântica, pode ser extremamente relevante no mercado de trabalho atual. Abordaremos as múltiplas facetas e oportunidades que essa interseção proporciona, e como o arcabouço teórico e prático de um físico pode ser transformador na evolução da tecnologia e na resolução de problemas complexos.

Terei a honra de compartilhar com todos vocês um pouco da minha jornada. Desde meus primeiros passos na programação até a participação em um grupo global focado em introduzir tecnologias quânticas às empresas (computação quântica, sensores quânticos e outras inovações) que estão moldando o futuro e que podem ser amplamente beneficiadas pela expertise de físicos.

Faço um convite para que, juntos, possamos refletir sobre a importância de sensibilizar nossos estudantes e colegas sobre estas alternativas, diversificando os horizontes da física e mostrando que o conhecimento científico, quando aplicado de forma inovadora, pode gerar impactos sem precedentes.

Conto com a presença de todos

________________________________________________________________________

Para assistir remotamente via Zoom,

ID da reunião: 848 8698 4216
Senha: 314082

Lembramos que essa palestra será gravada.