Colóquio 26/07/2024: Trabalhos da equipe UFMG no Torneio Internacional de Física

Sobre este evento

Neste colóquio apresentaremos as nossas soluções para quatro problemas em aberto do torneio internacional de física (IPT), além de um panorama geral sobre a nossa participação. A equipe UFMG, formada através da disciplina “Aprendendo física enfrentando problemas em aberto”, venceu o torneio nacional de 2023 e representou o Brasil no IPT 2024, que ocorreu em abril na Suíça. Os problemas a serem apresentados são:

The Bright Spot: O “Ponto de Arago” ou “Arago Spot” é um fenômeno que ocorre quando um laser incide em um objeto esférico e, no meio da sombra, é possível ver um ponto de luz. Foi estudado o padrão da sombra para objetos não esféricos, para se obter informações da geometria do sólido analisando apenas o padrão de difração na sombra.

The Big Bang: Quando um balão explode, um som curto e alto é produzido. Esse fenômeno foi estudado para que fosse possível obter informações sobre a geometria e pressão interna de um balão apenas pelo som feito ao estourar.

Peculiar Echo: Ao bater palma na pirâmide de Kukulcán, em Chichén Itzá, no México, um som peculiar é produzido, semelhante ao canto de um pássaro. Descubra o processo de estudo desse fenômeno e como ele ocorre.

Galton Board: Nesse problema estudou-se o mecanismo do tabuleiro de Galton, analisando as premissas do teorema central do limite e o processo de difusão. Obtivemos distribuições distintas ao variar parâmetros do tabuleiro e uma demonstração será realizada ao vivo para ilustrar os resultados.

Apresentação dos participantes:

Anna Lemos é aluna do 5° período de física da UFMG e atualmente faz iniciação científica na área de Matéria Condensada com foco em Sistemas de Elétrons Fortemente Interagentes sob orientação da professora Maria Carolina Aguiar.

Felipe Kalil é aluno do 5º período de Física da UFMG e faz atualmente iniciação científica na área de física aplicada sob orientação do professor Rodrigo Gribel.

Giovanna do Valle é aluna do 6° período de física da UFMG e atualmente faz iniciação científica na área de física de partículas e cosmologia sob orientação do professor Gláuber Dorsch.

Maressa Sampaio está no último período do bacharelado em física pela UFMG e realiza iniciação científica em fluorescência de raios-x no Departamento de Engenharia Nuclear, sendo orientada pelo professor Arno Heeren.

Pietra Zanni é graduanda em física da UFMG e faz iniciação científica no Centro de Desenvolvimento em Tecnologia Nuclear, CDTN, estudando Análises Radiômicas de Imagens PET sob orientação do pesquisador Carlos Malamut.

Renan Alvim é bacharel em física e atualmente faz continuidade na licenciatura. Também é aluno de iniciação científica com o professor Ubirajara Agero na área de instrumentação óptica.

Transmissão via Zoom:

https://us06web.zoom.us/j/85426949433?pwd=Mj636wgyssSfWWlgAUe0ayzn1TMYtQ.1

ID da reunião: 854 2694 9433

Senha: 241607