Colóquio 25/11/2022: Nenhuma Das Anteriores (NDA) – Sistema automatizado de provas de múltipla escolha

Sobre este evento

“Adoro corrigir provas!” Acredito que você nunca ouviu alguém dizer isto, não é verdade? De fato, corrigir provas não é uma atividade popular por várias razões: requer bastante esforço, toma muito tempo, é uma atividade altamente repetitiva e entediante, e muitas vezes tem resultados bem frustrantes. No entanto, não há como fugir dela, afinal todo semestre temos de realizar a avaliação dos estudantes, um processo por vezes traumático para ambos os lados. Neste seminário vou revisar alguns dos aspectos das avaliações, focando em dois tipos: a prova aberta e a prova tipo múltipla escolha. Em seguida apresentarei o sistema NDA de provas de múltipla escolha que desenvolvi ao longo dos últimos 10 anos e que já é bastante utilizado em nosso departamento. Vou apresentar suas várias funcionalidades e como este sistema resolve alguns dos problemas inerentes às provas de múltipla escolha. Por fim, vou dar uma ideia de como se implementa questões novas, como são geradas as provas e como é feita a apuração dos resultados.