Colóquio 25/08/2023: Buscando Novos Planetas

Sobre este evento

A descoberta de exoplanetas – planetas fora do nosso Sistema Solar – revolucionou a compreensão do nosso lugar no Universo. Com a existência de vários exoplanetas confirmada, deu-se início a uma jornada científica para se entender a diversidade da população exoplanetária em nossa Galáxia e as possíveis semelhanças com os planetas do nosso Sistema Solar. Nesta apresentação, dois métodos de detecção de exoplanetas serão abordados: trânsitos e microlentes gravitacionais. Esses métodos permitem detectar planetas com diferentes razões de massa planeta-estrela e diferentes separações orbitais. A relevância de ambos os métodos fica clara, uma vez que a NASA os escolheu para obter a mais completa amostra de sistemas planetários. No contexto de microlentes gravitacionais, será apresentada minha análise da intensidade luminosa de uma estrela que revelou um novo exoplaneta, MOA-2020-BLG-135Lb. Esse planeta, que pertence à classe Netuno, está localizado a 26 mil anos-luz da Terra e orbita uma estrela menos massiva que o Sol. Além disso, será discutido como o uso de ferramentas como redes neurais artificiais tem sido fundamental para lidar com o enorme volume de dados coletados pelos telescópios modernos. Essas ferramentas auxiliam na identificação de trânsitos planetários e eventos de microlentes, aprimorando significativamente nossa busca por exoplanetas e preparando-nos para futuras explorações espaciais, como a missão Roman.
Stela Ishitani Silva, PhD (she/her)
Postdoctorate Research Assistant
Southeastern Universities Research Association, Washington, DC, USA