Colóquio 20/10/2023: Estudo de Materiais Bidimensionais utilizando métodos teóricos

Sobre este evento

Ao longo dos últimos 15 anos, tenho desenvolvido pesquisas com diversos professores do Departamento de Física da UFMG. Desde de estudos com moléculas e cristais moleculares até nanotubos e materiais bidimensionais, tem sido uma aventura divertida enfrentar todos os desafios. De dentro do grupo de estrutura eletrônica da UFMG, de onde vim, nossos projetos sempre tiveram esse caráter multidisciplinar e colaborativo com grupos, principalmente, experimentais. Nos últimos anos, dentro do INCT e da Rede 2D, temos desenvolvido muito projetos na área de materiais bidimensionais. Materiais bidimensionais e suas super-redes de moiré bem como os novos materiais magnéticos das famílias MPCh$_3$ e MX$_2$ têm criado uma nova área de pesquisa em materiais devido às suas propriedades únicas advindas de suas dimensões reduzidas e alto grau de ajustabilidade. Os tricalcogenetos de fósforo metálico oferecem um campo de estudo rico em fenômenos magnéticos e transições de fase, especialmente quando submetidos à pressão. As características destes materiais van der Waals atomicamente finos têm sido estudadas pela variação de fatores externos, como temperatura, doping eletrostático, campo magnético e deformação. No entanto, a pressão como um parâmetro de ajuste ainda não foi completamente explorada nesses sistemas. As dificuldades associadas aos estudos de alta pressão em materiais atomicamente finos limitaram o número de estudos desse tipo realizados, mas também apresentam um território inexplorado e novos fenômenos que podem ser descobertos. Ainda existem desafios no âmbito teórico ao usar métodos que aplicam pressão a materiais bidimensionais. Aqui, discutiremos as principais abordagens teóricas que têm sido utilizadas para abordar o problema de caracterizar nanoestruturas bidimensionais sob pressão.

Sobre o palestrante

Possui graduação em Bacharelado em Fisica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007), mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009/2014) e foi bolsista de pós-doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais/CAPES (2014-2015). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Física da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos de primeiros princípios (DFT), dinâmica molecular, interações de van der waals, estudo de nanoestruturas como nanotubos, grafeno e C60 e materiais bidimensionais.

Para assistir remotamente via Zoom,

ID da reunião: 821 4208 1424
Senha: 097465

Lembramos que essa palestra será gravada.