Colóquio 10/03/2023: Problemas em aberto do torneio de física: soluções selecionadas

Sobre este evento

Este colóquio será apresentado por alunas e alunos da graduação em Física da UFMG que cursaram o tópico especial “Aprendendo Física Enfrentando Problemas Abertos” e foram escolhidas(os) para representar a UFMG na etapa nacional do IPT – International Physicists’ Tournament, que ocorreu em dezembro de 2022 na UNICAMP. Equipes de diferentes universidades brasileiras – UFABC, UFRJ, UNICAMP e USP, além da UFMG – participaram dessa edição, tendo a equipe da UFMG conquistado a medalha de prata.

No colóquio apresentaremos quatro dos problemas preparados para o torneio, os descritos abaixo. Seguiremos o formato do torneio, em que cada problema é exposto em 10 minutos.

“Dancing lights”: nesse problema, colocamos um espelho sobre uma membrana, que vibrava a partir de diferentes sinais sonoros gerados por um alto falante. Ao se colocar um laser incidindo sobre o espelho, observamos imagens de diferentes formatos em uma tela e exploramos como esses formatos dependiam dos parâmetros da montagem experimental.

“Glass Halo”: estudamos as condições para formação de halos circulares em vidro quando iluminado por uma fonte de pequeno tamanho angular.

“Match counting”: propusemos uma forma de determinar a quantidade de fósforos dentro de uma caixinha pelo som que ela faz quando é balançada.

“Spinning Droplets”: observamos uma gota girando ao cair sobre uma superfície hidrofóbica, na qual há padrões hidrofílicos desenhados, e exploramos quais propriedades do líquido podemos extrair do experimento.