Histórico
Em 1976 ocorreu a instalação do Departamento nas atuais dependências, na ocasião parcialmente concretizada. Em setembro de 1977 foi instalado no 4º. Andar do prédio o “Centro de Documentação do Departamento de Física” (embrião da atual Biblioteca Prof. Manoel Lopes de Siqueira). Em 1998 a já denominada “Biblioteca de Pós-Graduação do Departamento de Física” foi automatizada juntamente com o conjunto de Bibliotecas da UFMG e seu acervo foi disponibilizado a toda comunidade da UFMG. O software implantado foi o Virgínia Tech Library Systems, mais conhecido como VTLS. Em 2007 já funcionando no 3º andar do prédio e, após iniciativa e demanda da coordenação da Biblioteca, o corpo docente atribuiu oficialmente o novo nome da Biblioteca, que passou a ser denominada formalmente como “Biblioteca Professor Manoel Lopes de Siqueira”. A opção pelo nome deste professor foi devido à sua contribuição/investimento pessoal para a formação do acervo e infraestrutura de mobiliário e equipamentos. A cerimônia de nomeação da biblioteca ocorreu em agosto de 2007.
Em 2017 a Biblioteca comemorou 40 anos e lançou o e-book catálogo “Biblioteca Professor Manoel Lopes de Siqueira: trajetórias” que está disponível no seguinte endereço: https://bibliodf.wixsite.com/biblio40anos. Em março de 2018 no evento III Semana do Bibliotecário “O papel das bibliotecas na Agenda 2030”, na Escola de Ciência da Informação UFMG, foi lançada a versão impressa do mesmo catálogo.
– “Biblioteca Professor Manoel Lopes de Siqueira: TRAJETÓRIAS”
Essa publicação foi desenvolvida pela bibliotecária Shirley Maciel da Silva e consiste num catálogo artístico de fotografias. A obra também foi elaborada com a colaboração da pesquisadora Lídia Maria de Andrade, que produziu as fotografias; e de Ludmila Andrade Rennó, graduada em Jogos Digitais e ex-bolsista da biblioteca, responsável pelo layout e diagramação do catálogo; além de toda equipe da Biblioteca da Física que contribuiu de alguma forma.
A impressão do catálogo contou com o apoio financeiro da diretoria do Instituto de Ciências Exatas, Professor Antônio Flávio de Carvalho Alcântara, e também com o apoio da chefia do Departamento de Física, Professor Rogério Paniago Magalhães.
Professor Manoel Lopes Siqueira
O professor Manoel Lopes de Siqueira nasceu na cidade de Esmeraldas (MG) em 03 de agosto de 1934. Realizou o curso secundário de 1946 a 1952 em escolas de Belo Horizonte – MG (Ginásios Getúlio Vargas e Presidente Roosevelt e Colégio Loyola). Ingressou no curso de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da UFMG em 1953 e concluiu a graduação em 1957. Cursou especialização em Engenharia Nuclear – Escola de Engenharia da UFMG – no período de 1961 a 1962 e doutorou-se em Física em 1968 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Participou em 1970 do curso de Inverno sobre a Teoria de Sólidos Cristalinos Imperfeitos no Centro Internacional de Física Teórica em Trieste, Itália. Foi admitido como professor do Departamento de Física da UFMG em dezembro de 1972, cargo do qual se aposentou em Janeiro de 1994. Participou do Quantum Theory Project liderado pelo Prof. John Slater da Universidade da Flórida – USA, de setembro de 1973 a agosto de 1974. Em 1981 visitou o Centre D’Etudes Nucleaires de Grenoble – França.
Como professor e pesquisador na UFMG, orientou dez estudantes de pós-graduação e publicou mais de 40 artigos científicos. Lecionou diferentes disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Física da UFMG, coordenou o colegiado do curso de Mestrado em Física, de abril a setembro de 1973. Foi chefe do Departamento em dois mandatos e Diretor do ICEx de outubro/78 a julho/82. Participou ativamente da vida acadêmica do ICEx e foi um dos fundadores do LCC – Laboratório de Computação Científica da UFMG sendo seu diretor por quatro mandatos consecutivos, de abril/83 a maio/91. Faleceu em 21 de fevereiro de 2005.