30 anos na Internet

Parabéns a todos!!!

Figura 01: Comemoremos!

 

O texto a seguir foi escrito pelo professor Roberto Nogueira e divulgado através da lista de emails do Departamento de Física em 22 de maio de 2021 lembrando-nos de que há 30 anos recebia-se a faixa de IPs atribuídos à UFMG (150.164.0.0).  A comunicação foi feita através de bitnet que era uma antiga rede usada sobretudo entre instituições relacionadas ao meio acadêmico.

 

Figura 02: Bitnet comunicando a faixa de IPs destinada à UFMG. Este documento foi a base usada para a criação do domínio ufmg.br. Imagem gentilmente cedida pelo professor Roberto Nogueira em maio de 2021.

30 anos na Internet

 

Boa noite…

 

Hoje completamos 3 décadas de internet na UFMG. Em 22 de maio de 1991, no final do expediente, recebemos no LCC um e-mail do Gomide (1), via bitnet, nos informando dos endereços IP destinados à nossa rede. As semanas seguintes foram de trabalho intenso para adequar o nosso “mainframe” aos protocolos da internet. A IBM nos cedeu o software necessário (TCP-IP, Arpa Services, etc) e com isso conseguimos nos conectar ao CCE-USP que também havia recebido e instalado o TCP- IP (2). Finalmente, em algum dia do mês de agosto de 91, conseguimos colocar no ar o domínio lcc.ufmg.br com o sistema DNS funcionando no DCC. Nessa época, aqui no DF, ainda operávamos o computador HP 1000F que não tinha interfaces para a internet mas, como tínhamos vários terminais IBM-3278, começamos com eles nossas aventuras com os endereços fulano@lcc.ufmg.br.

 

Algum tempo depois, não me lembro agora da data, o DF recebeu 28 máquinas Unix sendo 14 máquinas HP e HP-Apollo (via Fapemig) e outras 14 máquinas Sun (via CNPq). Com essas máquinas conseguimos montar nossa rede que, para a época, já nascia grande! Montar essa rede foi um trabalho insano, todo o cabeamento era feito com cabos coaxiais que passavam pelas canaletas do prédio. Montada a rede, distribuímos os IPs que nos acompanham até hoje, redes 12, 13, 14 e 15. Nossa primeira conexão com a internet foi feita ligando uma das nossas máquina HP-Apollo ao DCC, usando um modem de 9600bps com o protocolo SLIP (Serial Line Internet Protocol). Posteriormente fizemos uma ligação com o LCC usando uma máquina Sun ligada a uma controladora de linhas no LCC usando o protocolo X-25. Nessa época já usávamos os endereços fulano@fisica.ufmg.br. Posteriormente, em 1993, lançamos 8km de fibras ópticas no Campus ligando várias unidades, dando vida à Rede UFMG.

 

Todo esse trabalho foi realizado “a muitas mãos” mas, mesmo correndo o risco de esquecer alguém, não posso deixar de citar Luiz Paulo, Nuno (produziu nossa primeira página), Sylvie (DMat), Jafferson, Gerald Weber, Gilberto, Viotti (LCC), Celso (DCC), Murilo (DCC), Frota (CECOM). Enquanto isso acontecia aqui no DF, a rede UFMG estava também sendo implantada mas isso é assunto para outra hora!

 

(1) https://agencia.fapesp.br/morre-um-dos-pioneiros-na-internet-no-brasil/29003/
(2) https://revistapesquisa.fapesp.br/prim%C3%B3rdios-da-rede_/

Nos anexos uma cópia da carta de liberação dos IPs e um artigo que mandei para o Boletim da UFMG por ocasião dos 20 anos da internet.

Revisando o que escrevi no artigo do Boletim, para mim “parece que foi antes de ontem”

Anexos Disponíveis