Artigo do Departamento é capa na revista Nature

Artigo publicado por pós-docs, discentes e professores do Departamento é publicado na edição desta semana na revista Nature. Além disso o artigo recebe destaque sendo escolhido como capa da revista.

O nanoscópio desenvolvido na UFMG possibilita o estudo das propriedades atômicas, eletrônicas e vibracionais de bi-camadas de grafeno. A relação entre as estruturas cristalográficas de cada camada dá origem à chamada “twistronica”, onde a rotação de uma camada em relação a outra muda as propriedades do material, gerando inclusive a supercondutividade. O artigo é resultado do trabalho de um time interdisciplinar, com membros dos programas de Pós-graduação em Física, em Ciências da Computação, em Engenharia Elétrica e em Inovação Tecnológica, com a coordenação de professores do Departamento de Física da UFMG. De acordo com os pesquisadores, o nanoscópio está para o microscópio, assim como o microscópio está para o olho nu. Espera-se que a nova tecnologia possa colocar o país no protagonismo de instrumentação em nanotecnologia.

Artigo: Localization of lattice dynamics in low-angle twisted bilayer graphene
Autores: Andreij C. Gadelha, Douglas A.A. Ohlberg , Cassiano Rabelo , Eliel G.S. Neto, Thiago L. Vasconcelos, João L. Campos, Jessica S. Lemos, Vinícius Ornelas, Daniel Miranda, Rafael Nadas, Fabiano C. Santana, Kenji Watanabe, Takashi Taniguchi, Benoit van Troeye, Michael Lamparski, Vincent Meunier, Viet-Hung Nguyen, Dawid Paszko, Jean-Christophe Charlier, Leonardo C. Campos, Luiz G. Cançado, Gilberto Medeiros-Ribeiro, Ado Jorio
Publicação: Nature, em 17 de fevereiro de 2020

Destaque no Boletim UFMG.