3ª Olimpíada Latino Americana Universitária de Física – Inscrições abertas

Anúncio 3a OLUF 2019

3ª Olimpíada Latino Americana Universitária de Física – Inscrições abertas

A 3ª Olimpíada Latino Americana Universitária de Física  é organizado pela Sociedade Cubana de Física e pela Faculdade de Física da universidade de Havana. Nessa edição, a olimpíada conta com o apoio da UNESCO, do Centro latino Americano de Física (CLAF), da Federação Iberoamericana de Sociedades de Física (FEIASOFI), da Academia de Ciencias de Cuba e do ICTP_SAIFR.

Alguns objetivos da OLUF são: identificar estudantes com habilidades especiais para a física e apoiá-los em seus estudos; Fomentar o intercâmbio entre estudantes e professores universitários da América Latina.

Para participar da Olimpíada o participante deve estar matriculado um curso de graduação em qualquer universidade da América Latina e do Caribe. A prova consiste na realização de uma avaliação com 5 problemas que abarcam conceitos de Física geral de nível universitário. A prova tem duração de 5 horas e é realizada de maneira simultânea em todas as universidades participantes.

Cada universidade tem um professor encarregado por organizar a Olimpíada na instituição. Cabe ao professor inscrever os interessados, reproduzir  e aplicar as provas no horário previsto. Cabe também realizar o envio e a comunicação com o comitê organizador.

NA UFMG

Na UFMG o professor responsável é Juan Carlos González Pérez, do Departamento de Física da UFMG.

Anexos Disponíveis