PRÓXIMA ANTERIOR


_____________________________________________27 de fevereiro de 2013

Caros Amigos da Cosmologia,

Jayant Narlikar e Geoffrey Burbidge (1925-2010) contam um caso bastante interessante a respeito do telescópio de 5 metros de abertura, localizado no Monte Palomar, na Califórnia.

Este telescópio, inaugurado em 1948, foi denominado “Telescópio Hale”, em homenagem ao astrônomo George Ellery Hale, o responsável pelo seu planejamento e pela sua construção. Durante muitos anos, o telescópio Hale foi o maior telescópio do mundo, e através dele grandes descobertas foram feitas. Nele, Hubble deu prosseguimento aos seus estudos sobre as galáxias, iniciados no grande refletor Hooker, de 2,5 m, localizado no Monte Wilson, também na Califórnia.

Contam eles, em Facts and Speculations in Cosmology, de 2008, que o grande astrofísico indiano Subrahmanyan Chandrasekhar (1910-1995), prêmio Nobel de Física de 1983, lhes transmitiu a seguinte anedota a respeito do telescópio de 5 m.

Após a proposta para a construção do telescópio ter sido aprovada, uma entrevista coletiva à imprensa foi convocada e nela estavam presentes Hubble e Eddington. Um jornalista perguntou, dirigindo-se a ambos: “— Senhores, o que vocês esperam encontrar com este telescópio?” Ao que os dois cientistas responderam (Hubble?):

“— If we knew the answer, there would be no need to build this instrument.”
Que lição Narlikar e Burbidge esperam tirar deste episódio? Eles confrontam esta resposta com a situação atual das propostas para a construção de telescópios e outros instrumentos científicos. Para conseguir que as suas propostas caminhem pelo processo de análise, objetivando a concessão dos fundos necessários, os proponentes necessitam expor claramente o que eles pretendem encontrar com o instrumento ou telescópio propostos.

A proposta será aprovada se as expectativas apresentadas forem consideradas razoáveis. Uma resposta completamente aberta como a dada por Hubble e Eddington, hoje em dia, não levaria uma proposta a lugar algum. E quando a proposta é aprovada e um telescópio é construído, os proponentes fazem de tudo para mostrar que as suas expectativas eram de fato corretas. Narlikar e Burbidge concluem dizendo:

This approach to science funding makes it difficult to discover any unexpected results, results of the kind that have provided new directions for future growth.

Um abraço a todos.

Saudações Cosmológicas,

Domingos

PS: Para quem não se lembra de Narlikar e Burbidge, eles já apareceram várias vezes em COSMOS. Mencionarei para lembrança apenas COSMOS:30mai12.

=========================
Domingos Sávio de Lima Soares
Página Pessoal
=========================


Para não receber mais mensagens desta lista: envie uma mensagem para dsoares@fisica.ufmg.br escrevendo no ASSUNTO "DESCADASTRAR COSMOS".

Para se cadastrar: envie uma mensagem para dsoares@fisica.ufmg.br escrevendo no ASSUNTO "CADASTRAR COSMOS".


ATENÇÃO: Todas as mensagens enviadas para COSMOS estão disponíveis em COSMOS - Notícias e tópicos de cosmologia.