PRÓXIMA ANTERIOR


_____________________________________________08 de outubro de 2013

Caros Amigos da Cosmologia,

Parece realmente que o comitê Nobel acha que pode dispensar os resultados definitivos de experimentos e observações da natureza. Antes da comprovação final, o comitê Nobel de Física já proclama a realidade de fenômenos, que na verdade ainda não foram comprovados de forma cabal. Vejam a seguir a notícia oficial da Academia Real Sueca de Ciências sobre a concessão do prêmio Nobel de Física aos “descobridores” do bóson de Higgs. A notícia está em www.kva.se/en/pressroom/Press-releases-2013/The-Nobel-Prize-in-Physics-2013/.

Press release 2013-10-08
The Nobel Prize in Physics 2013

The Royal Swedish Academy of Sciences has decided to award the Nobel Prize in Physics for 2013 to François Englert, Université Libre de Bruxelles, Brussels, Belgien and Peter W. Higgs, University of Edinburgh, UK “for the theoretical discovery of a mechanism that contributes to our understanding of the origin of mass of subatomic particles, and which recently was confirmed through the discovery of the predicted fundamental particle, by the ATLAS and CMS experiments at CERN’s Large Hadron Collider”.

A questão da descoberta dos bósons de Higgs já foi discutida em meu artigo Neutrinos superluminais e bósons de Higgs. Nele vemos que a descoberta não é conclusiva. Mas o comitê Nobel é impaciente. Assim como em 2006 e 2011 (veja O prêmio Nobel de Física de 2006 e COSMOS:04out11, este sobre o prêmio de 2011), os bilhões de dólares gastos em equipamentos precisam ter um retorno rápido. Nada como um prêmio Nobel para justificar os gastos passados e os futuros.

Em 2006 e 2011 o comitê “confirmou” o modelo cosmológico do Estrondão Quente (Hot Big Bang). E agora o comitê “confirma” a descoberta do bóson de Higgs.

Um momento amigos, as coisas não são bem assim.

A propósito, em COSMOS:28out11, eu faço a previsão de que o comitê Nobel de Física deverá em breve “confirmar” o universo inflacionário de Alan Guth...

Um abraço a todos.

Saudações Cosmológicas,

Domingos

PS (13 de outubro de 2013): Acabo de ver uma entrevista coletiva de Peter Higgs onde ele afirma que depois da detecção de uma partícula que seria possivelmente a partícula de Higgs (“a Higgs-like particle”) em julho de 2012, e a confirmação da detecção da partícula de Higgs na primavera (nosso outono) deste ano, o prêmio Nobel estava mais ou menos encaminhado. Veja a declaração de Peter Higgs em www.ed.ac.uk/news/2013/nobel-081013 e a notícia do CERN (LHC) em The Higgs boson: One year on. A opinião otimista de Peter Higgs é esperada, mas se lermos as notícias do CERN, veremos que os resultados não são tão definitivos assim.

Outro fato estranho é o prêmio não ter sido dividido com as equipes dos experimentos ATLAS e CMS do CERN, mencionados acima na citação do prêmio. Afinal o prêmio Nobel de François Englert e Peter Higgs não teria sido concedido sem os experimentos! E se os resultados experimentais fossem absolutamente definitivos isto seria de se esperar. Inúmeros prêmios Nobel em Física foram dedicados a importantes experimentos, especialmente os experimentos de descobertas de novos fenômenos, partículas elementares, objetos astronômicos, etc. Vejam a lista de todos os prêmios Nobel em Física em All Nobel Prizes in Physics.

Em outras palavras, algo de fundamental mudou nos critérios de concessão dos prêmios Nobel, em particular, os de Física.

=========================
Domingos Sávio de Lima Soares
Página Pessoal
=========================


Para não receber mais mensagens desta lista: envie uma mensagem para dsoares@fisica.ufmg.br escrevendo no ASSUNTO "DESCADASTRAR COSMOS".

Para se cadastrar: envie uma mensagem para dsoares@fisica.ufmg.br escrevendo no ASSUNTO "CADASTRAR COSMOS".


ATENÇÃO: Todas as mensagens enviadas para COSMOS estão disponíveis em COSMOS - Notícias e tópicos de cosmologia.