_____________________________________________19 de julho de 2011

No dia 15 de junho de 2011 escrevi uma carta à editoria GERAIS do jornal Estado de Minas sugerindo uma reportagem a respeito do metrô de BH, dando atenção especial aos marcos do traçado da linha 3, os quais eu havia casualmente descoberto e fotografado.

A minha sugestão, aparentemente, foi acatada e uma interessante reportagem foi apresentada na seção GERAIS do Portal UAI do EM no dia 04 de julho de 2011.

Ao contrário do que se esperaria, nenhum crédito foi dado à minha sugestão, ou mesmo uma mensagem eletrônica foi-me enviada comunicando a realização da reportagem e agradecendo a sugestão.

O autor da reportagem foi o jornalista Ernesto Braga, que como veremos, fez um belo trabalho, a menos da indelicadeza de não agradecer a este cidadão pela sugestão enviada. A repercussão da reportagem foi notável, dado o grande número de comentários apresentados.

A seguir apresentarei a minha carta e logo depois darei o endereço eletrônico da reportagem do Sr. Ernesto Braga.


Belo Horizonte, 15 de junho de 2011

Ao Estado de Minas
EDITORIA DE GERAIS
gerais.em@uai.com.br


Prezado(a) Sr(a).,

Gostaria de sugerir uma reportagem a respeito da linha 3 do metrô de Belo Horizonte, a tão esperada linha Savassi-Pampulha.

Sei que o EM já dedicou várias matérias ao assunto "metrô de BH", mas apresentarei um fato que pode justificar mais uma matéria, neste caso, especificamente sobre a linha 3.

Casualmente, descobri que a cidade já está toda "marcada" para a linha 3, isto é, o trajeto da linha 3 já está definido através de marcos afixados em vários pontos da cidade.

Até o momento descobri 4 destes marcos e documentei-os através de fotografias.

Marco 3, localizado na calçada em frente ao Xodó, Praça da Liberdade ( vista geral).
Marco 4, Praça Afonso Arinos, entre a Receita e o Automóvel Clube (vista geral).
Marco 5, Praca 7 (vista geral).
Marco 6, Av. Afonso Pena com rua Caetés (vista geral).

As fotografias dos marcos e da vista geral das redondezas dos mesmos estão disponíveis em

www.fisica.ufmg.br/~dsoares/BH/

Há ainda um marco, entre os marcos 4 e 5, localizado em frente à entrada do Parque Municipal, na ponta do passeio central, no quarteirão da Receita Federal. A inscrição deste marco está ilegível pelo que não o inclui na lista acima. (Nota de 19 de julho de 2011: Aqui o Sr. Ernesto Braga fez um ótimo trabalho. Ele limpou cuidadosamente o marco e verificou, para a minha agradável surpresa, tratar-se do marco 12 (vista geral), da linha 2, que cruza a linha 3 exatamente naquele ponto! Isto é fantástico! Alguém vindo da região da Pampulha e que se dirigisse à região hospitalar, poderia ali fazer uma baldeação da linha 3 para a 2 e chegar tranquilamente ao seu destino. Mas as nossas autoridades não têm urgência da concretização deste tipo de sonho, pois eles se locomovem de helicóptero...)

Ainda não pude localizar os marcos 2 e 1. O marco 2 deve estar em algum ponto da Praça da Liberdade — o metrô deverá passar exatamente sob a Praça — e o marco 1 deve estar em algum ponto da Praça da Savassi. Não devem ser difíceis de ser encontrados. (Nota de 19 de julho de 2011: Novamente o Sr. Ernesto Braga fez um ótimo trabalho. Ele localizou o marco 2! Vejam onde ele está na reportagem do eficiente repórter.)

Todos estes marcos, presumivelmente, devem ter mais de 20 anos de existência!

Vemos, portanto, que a questão da construção do metrô em BH é mais uma questão política -- a decisão tomada para a sua realização -- do que uma questão técnica. A linha já está traçada e marcada nas ruas de Belo Horizonte.

Muito obrigado pela atenção, saudações e parabéns pelo excelente trabalho jornalístico.

Domingos Soares
(ex-colunista do Portal UAI, Seção Ciência&Tecnologia, Coluna de Astronomia)


Quem estiver interessado leia, por favor, agora a reportagem, bastante interessante, do Sr. Ernesto Braga. Ela está aqui.

Um dia teremos governantes de verdade e o sonho do metrô de BH será realizado!

Saudações,

Domingos


Agradecimento — Agradeço à minha colega Shirley Maciel, bibliotecária do Departamento de Física da UFMG, por ter levado ao meu conhecimento a interessante, pertinente, atual e informativa reportagem do Sr. Ernesto Braga.



Leia também “Uma revolta: o metrô de Belo Horizonte”.



===============================================================
Domingos Savio de Lima Soares
Página Pessoal
===============================================================



Leia outros artigos em Textos & Notícias.