Sérgio Ricardo de Azevedo Souza

Professor Associado do Instituto de Física da Universide Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, atualmente, em exercício provisório no Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Assuntos de interesse atual em pesquisa: Reações nucleares a energias intermediáriias: Multifragmentação Nuclear, com ênfase em modelos estatísticos, cálculos de campo médio e aproximações dinâmicas. Fusão de núcleos fracamente ligados. Grande interesse em Física de Sistemas Complexos, em particular: Econofísica, Fraturas em Objetos Macroscópicos e Redes Randômicas, com particular enfoque em topologia de redes e aplicacões a redes biológicas. Colaborações: IF/UFRJ. COPPE/UFRJ, Universidade de Montevideo, Instituto Niels Bohr e NSCL/Michigan State University. Formação: Graduação em Física pela UFRJ em 1987. Mestrado em Física Nuclear pela UFRJ em 1990. Doutorado em Física Nuclear pela Université de Paris XI e Laboratoire National Saturne/Saclay em 1994.