Maria Carolina de Oliveira Aguiar

Possui graduação em Fisica (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Campinas (1996), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora Associada II da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Física, com ênfase em sistemas de elétrons fortemente interagentes e sistemas desordenados. Em particular, estudo, com meus estudantes, a transição metal-isolante de Mott, induzida pela interação elétron-elétron, e os efeitos de localização devido à desordem (localização de Anderson) sobre a transição de Mott. Mais recentemente, temos estudado a dinâmica de não-equilíbrio de sistemas interagentes em uma dimensão.

• Correlation-Driven Lifshitz Transition at the Emergence of the Pseudogap Phase in the Two-Dimensional Hubbard Model

Helena Bragança, Shiro Sakai, M. C. O. Aguiar e Marcello Civelli, Phys. Rev. Lett. 120, 067002 (2018).

• Spinon and bound state excitation light cones in Heisenberg XXZ Chains

A.L. de Paula Jr, Helena Bragança, R.G. Pereira, R.C. Drumond e M.C.O. Aguiar. Phys. Rev. B 95, 045125 (2017).

• Metal-Insulator Transition in VO2: A DFT DMFT Perspective

W.H. Brito, M.C.O. Aguiar, K. Haule e G. Kotliar, Phys. Rev. Lett. 117, 056402 (2016)

• Universal quantum criticality at Mott-Anderson transition

M.C.O. Aguiar e V. Dobrosavljević, Phys. Rev. Lett. 110, 066401 (2013).

• Critical behavior at Mott-Anderson transition: a Typical-Medium Theory perspective

M.C.O. Aguiar, V. Dobrosavljević, E. Abrahams e G. Kotliar, Phys. Rev. Lett. 102, 156402 (2009).