Luiz Gustavo de Oliveira Lopes Cançado

Professor de Física na Universidade Fedaral de Minas Gerais. Possui graduação, mestrado, e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Os cursos de mestrado e doutorado tiveram ênfase na área de espectroscopia Raman de nanocarbonos. Realizou pós-doutorado no Institute of Optics, University of Rochester (2006-2009) e no CREOL-College of Optics and Photonics, Univerisity of Central Florida (2016). Pesquisa com ênfase na realização de imageamento óptico/espectroscópico com alta resolução espacial através do desenvolvimento da técnica de microscopia óptica de campo próximo. É vice-Coordenador da "Rede Brasileira de Pesquisa e Instrumentação em Nano-Espectroscopia Óptica", e Líder do Grupo de pesquisa "Espectroscopia e Imagem Espectroscópica de Nano-Materiais" do CNPq.