Jafferson Kamphorst Leal da Silva

Possui bacharelado (1977) e mestrado (1981) em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e doutorado em Ciências (1987) pela Universidade de Genebra (Suiça). Professor Titular da UFMG, tem experiência de pesquisa na área de Física (Teoria), com ênfase em Física Estatística e em Problemas Interdisciplinares. Publicou cerca de 60 artigos que obtiveram mais de 810 citações no WEB of Science (mais de 725 sem auto-citações, fator h = 17). Participou da orientação de 9 Teses de Doutorado e de 10 Dissertações de Mestrado. Supervisionou 3 pós-doutorados. É revisor de diversos periódicos internacionais. Ministrou cerca de 30 vezes as disciplinas obrigatórias e tópicos da Pós-Graduação em Física. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física (1999-2001) e membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Câmara de Pós-Graduação, 1998-2001) da UFMG. Atualmente tem interesse em (i) Física de Sistemas Biológicos- teoria de escala, fibrose cística, e (ii) Dinâmica Evolucionária e Teoria de Jogos - estabelecimento da cooperação.