Tese de Doutorado #349 – Lucas Atila Bernardes Marçal – 23/11/2018

Retrieving chemical and structural properties of nanomaterials through synchrotron x-ray diffraction techniques

Autor: Lucas Atila Bernardes Marçal

Banca Examinadora

Prof. Angelo Malachias de Souza (Orientador)

Prof. Carlos Basílio Pinheiro

Prof. Paulo Sérgio Soares Guimarães

Prof. Florian Edouard Pierre Meneau

LNLS

Prof. Gilmar Eugênio Marques

DF/UFSCAR

Prof. Angelo Malachias de Souza (Orientador)

DF/UFMG

Profa. Marie-Ingrid Richard (Coorientadora)

European Synchrotron Radiation Facility (Grenoble - France) / Aix-Marseille Université (Marseille - France)

Resumo do Trabalho

Esta tese apresenta um estudo sobre nanoestruturas cristalinas semicondutoras utilizando técnicas de difração de raios-X, principalmente difração ressonante (anômala) de raios-X, para determinar as propriedades estruturais e químicas de tais estruturas. O primeiro capítulo é uma revisão rápida a respeito de nanoestruturas semicondutoras. O capítulo dois detalha os princípios por trás das técnicas de difração de raios-X utilizadas para estudar as amostras. O capítulo três expõe as outras técnicas usadas para suportar os dados obtidos pelo raio-X. O capítulo quatro apresenta um estudo sobre ilhas de In(Mn)As crescidas sob certo fluxo de Mn, no topo de substratos de GaAs(001). Adicionar o Mn no processo de crescimento faz com que as ilhas de In(Mn)As aloquem os átomos metálicos em diferentes sítios, que podem ser substitucionais ou intersticiais. Realizando medidas de difração de raios-X nestas nanoestruturas, utilizando fótons com energia em torno da borda de absorção K do Mn,!
é possível verificar quantitativamente sua concentração, e também determinar o sítio que está sendo preenchido. Cada possível sítio tem sua própria assinatura em diferentes reflexões e, com a escolha correta das reflexões, pode-se determinar, de forma não ambígua, a porcentagem dos sítios ocupados. O quinto capítulo, o segundo estudo, aplica difração ressonante de raios-X em nanoestruturas de Ge crescido em Si (substrato), com diferentes ângulos de misuct em relação à direção(001). É bem conhecido da literatura que Ge pode crescer em Si como domos ou superdomos, dependendo da quantidade de Ge utilizado. Sabe-se também que um ângulo de miscut pode afetar a dinâmica de crescimento, pois altera a composição interna das estruturas. Um estudo quantitativo da composição de domos/superdomos pode relacionar suas propriedades químicas com os efeitos observados pela difração de raios-X em função do miscut. Finalmente, o Capítulo seis apresenta um estudo sobre ilhas de InGaAs em cima!
de uma membrana de GaAs(001) ultrafina. Medidas de difração d!
e raios-X com nano-foco permitem a determinação do estado de tensão em ilhas isoladas, ajudando a entender as mudanças estruturais na membrana após liberá-la do substrato onde foi crescida.