Laboratório de Cristalografia – LabCri

O Laboratório de Cristalografia da UFMG (LabCri), localizado no Departamento de Física, tem suas origens no início dos anos 70, quando foi adquirido o difratômetro para policristais, RIGAKU, com geometria Bragg-Brentano. A aquisição deste equipamento teve grande impacto na qualidade e na quantidade de trabalhos experimentais desenvolvido na área de MATERIAIS dos Departamentos de Física, Química e Geologia da UFMG (ver Produção) e continua em operação até os dias atuais. No início dos anos 90 houve uma importante ampliação da infra-estrutura experimental do LabCri com a aquisição de um difratômetro a 4-círculos (SIEMENS P4), para estudos estruturais usando técnincas de difração de monocristais.Em 2009 o LabCri foi adquirido um moderno difratômetro a 4-círculos, com detector to tipo CCD com possibilidade de opção de uso de radiação de tubos de Mo ou de Cu (GEMINI) e medias em tempraturas entre 90 K e 300 K. Recentemente, em 2013, foi adquirido um um difratometro multitarefas (Empyrean-PANalytical) com detector bidimensional, com opticas de feixe paralelo, focalizadorae espelho monocromador, capaz de realizar as mais variadas análises em policristais, filmes finos, sólidos e nanomaterias.

Atualmente o LabCri é um laboratório multi-usuários que disponibiliza seus equipamentos de difração de Raios X para pesquisadores oriundos de várias instituições do país conforme mostrado no Relatório de Atividades. Análises podem ser feitas utilizando-se técnicas de difração de monocristais e de policristais, em condições ambientes diversas.

A descrição detalhada dos trabalhos desenvolvidos pela equipe permanente de pesquisadores do LabCri podem ser vistos nas páginas individuais de cada pesquisador.

Categorias do Blog
Entre em Contato
  • Av. Antônio Carlos, 6627 Departamento de Física Instituto de Ciências Exatas CEP 31270-901 Belo Horizonte Minas Gerais – Brasil

  • Telefone(31) 3409-5633

  • Fax (31) 3409-5600

  • E-mail adfisica@fisica.ufmg.br