PERFIL PROFISSIONAL DO GRADUADO
O físico, em qualquer das modalidades ou formações, deve ser um profissional que tenha conhecimentos sólidos e atualizados em Física e, então, seja capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais. Ele deve também estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. Em todas as suas atividades, a atitude de investigação deve estar sempre presente, embora associada a diferentes formas e objetivos de trabalho.
O bacharel destina-se preferencialmente à pesquisa, básica ou aplicada, em universidades e centros de pesquisa. Pode também dedicar-se ao desenvolvimento de equipamentos e processos em diversas áreas aplicadas – telecomunicações, acústica, termodinâmica de motores, metrologia, ciência dos materiais, microeletrônica e informática. Pode ainda utilizar o instrumental (teórico e/ ou experimental) da Física em conexão com outras áreas do saber, como, por exemplo, Física Médica, Oceanografia, Meteorologia, Geofísica, Biofísica, Química, Ciência Ambiental, Comunicação, Economia, Administração e incontáveis outros campos.
O Licenciado dedica-se preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, principalmente através da atuação no ensino escolar formal, em especial no Ensino Médio.