Seminário Geral 30/07/2021: Estudo de Poláritons em Nanomaterias com Nanospectroscopia de Infravermelho Síncrotron

Sobre este evento

Poláritons, que são quasipartículas compostas de um fóton acoplado a um dipolo elétrico ou magnético, são um grande foco da pesquisa em nanofotônica em materiais nanoestruturados. Os polaritons podem estar ativos em uma ampla faixa do espectro eletromagnético (meVs a eVs) e exibem momentos muito maiores do que a radiação correspondente no espaço livre. Portanto, o uso de fontes de banda larga e sondas de alto momento é imperativo para excitar essas quasipartículas e medir as relações de dispersão de frequência-momento, que fornecem insights sobre a dinâmica dos poláritons. Nanoespectroscopia de Infravermelho Síncrotron (Synchrotron infrared nanospectroscopy- SINS)[1] é uma técnica que combina a resolução espacial na nanoescala da microscopia óptica de campo próximo tipo espalhamento com radiação infravermelha síncrotron, tornando-a altamente adequada para sondar e caracterizar uma variedade de polaritons. Aqui, os avanços habilitados pelo SINS no estudo dos principais tipos de polaritons do THz ao infravermelho médio serão descritos. Apresentarei estudos recentes nesta área de pesquisa usando SINS destacando as notáveis propriedades polaritônicas de alguns materiais[2,3], incluindo o grafeno, nitreto de boro hexagonal (hBN), talco, óxido de estanho. Além disso, mostrarei que essas observações experimentais fornecem uma plataforma atraente para a compreensão da interação luz-matéria e, portanto, pode ser aproveitadas em dispositivos nanofotônicos compactos e aplicações envolvendo tráfego de ondas subdiffracionais.

References:

[1]       I. D. Barcelos, et al; Adv. Opt. Mater. 2020, 8, 1.

[2]       I. D. Barcelos, et al; ACS Photonics 2018, acsphotonics.7b01017.

[3]       F. H. Feres, et al; Nat. Commun. 2021, 12, 1.

Tópico: Seminário Geral – 30/07/2021
Hora: 30 jul. 2021 10:00 da manhã São Paulo