Seminário Geral 10/06/2022: Revelando domínios ferroelásticos em nanoestruturas de perovskita via técnicas de difração de raios-X

Sobre este evento

Nanomateriais de perovskitas têm atraído grande atenção da comunidade científica nos últimos anos, demonstrando incríveis resultados ao integrar células solares, dispositivos emissores de luz, entre muitas outras aplicações tecnológicas. Contudo, apesar de diversos estudos acerca das propriedades óticas e eletrônicas desses materiais, muitos questionamentos a respeito de suas estruturas cristalinas permanecem em aberto. Em particular, o desafio de acessar informações estruturais locais em nanomateriais requer um método capaz de combinar alta resolução espacial e sensibilidade a variações na rede cristalina. Com o recente avanço na ótica de focalização de raios-X, já é possível a realização de experimentos com feixes na ordem de dezenas de nanometros, o que nos permite revelar informações até então desconhecidas em nanoestruturas de diversos tipos de materiais, incluindo perovskitas.

Utilizando nanodifração de raios-X, na linha NanoMAX do síncrotron sueco MAX IV, para estudar nanofios de CsPbBr3, um tipo de perovskita que pode ser utilizado em dispositivos detectores de radiação, fomos capazes de demonstrar o aparecimento de domínios ferroelásticos periódicos próximo à temperatura de transição de fase cristalina desse material. Um efeito similar, com o surgimento de domínios de mesma fase, mas com diferentes orientações cristalográficas, foi percebido em nanofios submetidos a pressões locais, aplicadas por uma ponta de microscópio de força atômica. Em outro experimento, desta vez utilizando um amplo feixe de raios-X para iluminar toda a nanoestrutura e uma lente para projetar o feixe difratado em uma câmera de alta resolução, técnica recém desenvolvida e disponível na linha ID01 do síncrotron europeu ESRF, fomos capazes de estudar detalhes da dinâmica dos domínios ferroelásticos do CsPbBr3 com alta resolução temporal, observando múltiplas transições de fase locais a diferentes temperaturas, ao longo de uma única nanoestrutura. Os resultados obtidos nesse projeto ajudam a entender melhor algumas propriedades básicas das perovskitas, que podem afetar significativamente seu desempenho em diferentes dispositivos, e talvez abrir portas para novas aplicações tecnológicas.

Topic: Seminário Geral,

Time: Jun 10, 2022 10:00 AM Sao Paulo