Seminário Geral 06/08/2021: Extensão Universitária na UFSJ: Viagem ao Céu pelo Olhar da Ciência

Sobre este evento

Neste colóquio vou apresentar as ações do programa de Extensão Universitária que coordeno na UFSJ. O “Viagem ao Céu pelo Olhar da Ciência” usa a Astronomia e a Astrofísica para levar a ciência para alunos das escolas da região do Alto Paraopeba e da comunidade em geral. Nossos bolsistas e voluntários realizam oficinas, palestras, preparação para a OBA, e ministram cursos de astronomia para a 3a idade, entre outras atividades.
De acordo com a Política Nacional de Extensão, “a Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade”.
Sob esse aspecto, vou descrever também como foi meu processo de aprendizagem sobre a Extensão em si, que não foi simples, mas tem sido recompensador. Vou comentar também sobre a curricularização da Extensão que vem sendo implementada nas Universidades seguindo Resolução do MEC.

Tópico: Seminário Geral – 06/08/2021
Hora: 6 ago. 2021 10:00 da manhã São Paulo