Ótica, informação e comunicação quântica com pares de fótons
- Palestrantes: Prof. Sebastião José Nascimento de Padua - Departamento de Física, UFMG
Sobre este evento
Nos últimos anos, as chamadas tecnologias quânticas, tecnologias que usam as propriedades de sistemas quânticos como a superposição de estados e o emaranhamento em aplicações, vêm sendo amplamente divulgadas na Sociedade. A ótica quântica, que se dedica ao estudo das propriedades quânticas da luz, tem sido nas últimas décadas uma excelente plataforma para estudar os fundamentos destas tecnologias. No dia 07 de junho de 2024, a ONU proclamou 2025 como sendo o ano internacional da ciência e tecnologias quânticas (IYQ).
A conversão paramétrica descendente espontânea (CPDE) é um efeito ótico não linear no qual pares de fótons em um estado emaranhado, em diferentes graus de liberdades, são gerados quando um feixe de laser atravessa um cristal não-linear.
A CPDE, amplamente utilizada nos laboratórios de ótica quântica do mundo, ainda é a principal fonte de luz para estudos de fundamentos de física quântica, ótica e informação quântica. Apresentarei algumas características experimentais quânticas desta fonte de luz e revisarei algumas das ferramentas utilizadas em estudos experimentais. Mostrarei um estudo de ótica quântica e informação quântica recente realizado no laboratório de Ótica quântica do Departamento de Física da UFMG envolvendo estados fotônicos hiperemaranhados: força anômala. Finalmente, falarei de um projeto em andamento cujo objetivo é realizar comunicação quântica com essa fonte de luz em fibras óticas.
Sobre a Palestrante:
Possui graduação em Física(São Carlos) pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Física – State University of New York at Stony Brook (1990), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Física – State University of New York at Stony Brook (1993) e pós-doutorado pela Universitá di Roma “La Sapiensa” (2001). Em Agosto de 2007, esteve por seis meses como Professor visitante na Universidad de Concepción (Chile), no Grupo de Información quântica (CEFOP) da Faculdad de Física y Matemática e por três meses como pesquisador visitante na mesma Instituição entre 01/09 e 30/11/ 2019. Entre 12/2019 e 03/2020 foi pesquisador visitante na University of Glasgow. Honorary Senior Research Fellow da School of Physics Astronomy, University of Glasgow, 10/12/2019 – 31/12/2025. Tem experiência na área de física experimental, com ênfase em Óptica Quântica, atuando principalmente nos seguintes temas: luminescência paramétrica (fótons gêmeos), interferência quântica, óptica e informação quântica. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais e Pesquisador bolsista de produtividade 1B do CNPq. Foi Coordenador da Pós-Graduação do Departamento de Física da UFMG entre 11/2008 e 03/2011. (Fonte: Lattes)