Colóquio 10/10/2025: A normativist outlook on quantum rationality

Sobre este evento

O pesquisador Stefano Osnaghi, da Universidade de Viena, vai ministrar no dia 10 de outubro de 2025, às 10 horas, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da UFMG, a Grande Conferência A normativist outlook on quantum rationality. O evento é uma iniciativa do programa Cátedras FUNDEP/IEAT.
Aberta ao público amplo, a atividade dará direito a certificados de participação a quem se inscrever pela plataforma Even3 e assinar a lista de presença no dia do evento. A conferência será ministrada em inglês, sem tradução.

RESUMO: Uma perspectiva normativista sobre a racionalidade quântica
Na conferência, Osnaghi vai propor uma releitura das contribuições originais do físico Niels Bohr sobre a mecânica quântica, que, segundo ele, contém insights que são melhor apreciados quando se levam em conta certas tendências contemporâneas da filosofia analítica da linguagem. Entre os quais, destacam-se os estudos sobre a normatividade e significado, inaugurados por autores como Ludwig Wittgenstein e Rudolf Carnap, que revolucionaram a filosofia nos mesmos anos em que o indeterminismo quântico estava remodelando a física.
Segundo o pesquisador, as ideias de Bohr, frequentemente consideradas obscuras diante do chamado “problema da medição” e tratadas como um atalho dogmático para evitar os desafios conceituais impostos pela mecânica quântica, podem ser reinterpretadas de forma esclarecedora quando vistas à luz de teorias não representacionalistas da racionalidade.
O palestrante defenderá que esse olhar pode abrir caminho para uma “reconstrução racional” da mecânica quântica, sem a necessidade de hipóteses matemáticas ad hoc. “As ideias de Bohr notadamente esboçam um quadro metateórico na qual os paradoxos quânticos simplesmente não surgem. Defendo que as ideias sobre a mecânica quântica podem ser precisadas e desenvolvidas seguindo as linhas do inferencialismo de Robert Brandom”, esclarece. Essa abordagem, explica Osnaghi, permite compreender a física quântica como um modelo formal das operações fundamentais de agentes racionais, criando um terreno fértil para explorar a dimensão normativa da atividade conceitual.

SOBRE O PALESTRANTE: Stefano Osnaghi é pesquisador nas áreas de fundamentos da física e epistemologia. Após obter um doutorado em física quântica e um doutorado em filosofia pela École Normale Supérieure de Paris, trabalhou em vários contextos interdisciplinares, incluindo a Universidade de Viena, o Instituto de Óptica Quântica e Informação Quântica da Academia Austríaca de Ciências (Viena), o Departamento de Filosofia da École Normale Supérieure (Paris), o Instituto de Estudos Avançados de Marselha, o Instituto de Investigação Cultural de Berlim, o Centre de Recherche en Épistémologie Appliquée da École Polytechnique (Paris), o Departamento de Filosofia da Universidade de Stanford e a Universidade Federal da Bahia (Ufba)