As bases de dados são utilizadas no meio acadêmico para a pesquisa de alta qualidade. A maioria dos artigos científicos de uma área do conhecimento não estão disponíveis em buscadores de internet como o Google e sim em bases dados específicas, devido a questões comerciais, pois as revistas científicas cobram um valor para as bases disponibilizarem e as bases repassam esses valores para CAPES no momento da assinatura.
As Bases de Dados foram criadas com o objetivo de disponibilizar, em um único site, diversas revistas científicas que podem ser específicas de uma área ou de diversas áreas de um saber.
Na área de física as principais bases utilizadas são: Scopus, Web of Science e Scifinder.
A Scopus é o maior banco de dados de resumos e citações da literatura revisada por pares: periódicos científicos, livros e anais de congressos. Oferecendo uma visão abrangente dos resultados de pesquisa do mundo nas áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e artes e humanidades. A Scopus apresenta ferramentas inteligentes para rastrear, analisar e visualizar pesquisas.
É uma base de dados de resumos e citações da literatura científica e de fontes de informação de nível acadêmico na Internet, possui também textos completos, mas na UFMG tem-se o acesso ao conteúdo completo apenas dos artigos de periódicos que foram assinados pela CAPES e indexados pela base.
Na Scopus é possível pesquisar pelo autor, pelo título da publicação, pelo DOI, entre outros. A base apresenta gráficos de análise de citação, fator de impacto, entre outras análises.
É uma das principais bases de dados que indexam os artigos publicados na área de Física.
A Web of Science é uma base de dados que disponibiliza acesso aos periódicos e indexa artigos de várias áreas do conhecimento. É uma base multidisciplinar que indexa somente os periódicos mais citados em suas respectivas áreas. É também um índice de citações, informando, para cada artigo, os documentos por ele citados e os documentos que o citaram.
A base disponibiliza textos completos, mas na UFMG tem-se o acesso ao conteúdo completo apenas dos artigos de periódicos que foram assinados pela CAPES e indexados pela base.
É uma das principais bases de dados que indexam os artigos publicados na área de Física.
A SciFinder é a ferramenta de pesquisa do Chemical Abstracts Service (CAS), que permite recuperar e analisar, a partir de um único lugar as informações de diferentes bancos de dados do CAS nas área de Química Orgânica, Química Inorgânica, Físicoquímica, Química Analítica, Engenharia Química, Processamento de Petróleo, Tintas, Revestimentos, Engenharia Sanitária, Poluição do Ar e da Água, Tratamento de Resíduos, Ciências Ambientais, Farmacologia, Toxicologia, Medicina Experimental, Biologia Celular e Molecular, Genética, Genoma, Proteoma, Bioquímica, Microbiologia, Enzimologia, Alimentos, Física, Química e Engenharia de Materiais, Polímeros, Elastômeros, Ligas, Cerâmica.
O acesso a base necessita de cadastro prévio e está disponível no site: http://scifinder-cas.ez27.periodicos.capes.gov.br. Orientações para o cadastro: Este procedimento irá gerar um nome de usuário e senha, que deverão ser utilizados sempre que a base for acessada.
1. Estar conectado à Internet a partir de um computador localizado em sua instituição;
2. Acessar a página de cadastro: Acesse aqui;
3. Informar o seu e-mail institucional que será registrado como o seu nome de usuário para acesso à Scifinder;
4. Confirmar o cadastro, após preencher os campos. Para isso, basta clicar na mensagem de confirmação que será enviada ao seu e-mail institucional.
Base de dados estatística, o Journal Citation Reports (JCR) modulada pela plataforma InCites permite a você avaliar e comparar periódicos usando dados de citação obtidos de aproximadamente 12.000 publicações técnicas e acadêmicas e anais de congressos de mais de 3.300 editoras em mais de 60 países.
O JCR é a única fonte de dados de citações de periódicos, incluindo publicações virtuais de todas as áreas da ciência, tecnologia e ciências sociais.
A partir do JCR é possível:
– Focar nas categorias de assunto desejadas, permitindo uma revisão em títulos de periódicos e indicadores chave em cada categoria;
– comparar múltiplos periódicos baseados em indicadores selecionados;
– Avaliar o desempenho dos periódicos nos quais você ou sua instituição tem publicado pesquisas;
– Reconhecer periódicos que estão em voga em categorias de pesquisa chave;
– Identificar periódicos ideiais para publicar pesquisas em desenvolvimento.
A partir desta nova plataforma é possível criar gráficos e visualizar relações baseados em filtros disponíveis na plataforma.
É um repositório de pre-prints eletrônicos (conhecidos como e-prints) aprovados para publicação após moderação, que consiste em artigos científicos nas áreas de matemática, física, astronomia, ciência da computação, biologia quantitativa, estatísticas e finanças quantitativas, que podem ser acessadas on-line. Em muitos campos da matemática e da física, quase todos os artigos científicos são auto-arquivados no repositório arXiv.
Inorganic Crystal Structure Database (ICSD) Base de Dados de Estruturas Cristalinas – BDEC
Base de Dados de Estruturas Cristalinas contem Obras de Referência.
A Base de Dados de Estruturas Cristalinas cobre as áreas de engenharias, ciências biológicas, ciências da saúde, ciências exatas e da terra e ciências agrárias. É composta por 2 bases de estruturas cristalinas, são elas: ICSD e CrystMet.
Contém as seguintes informações sobre compostos inorgânicos de estrutura cristalina (compostos que não contêm ligações carbono-carbono ou carbono-hidrogênio): nomenclatura; fórmula molecular; propriedades cristalográficas (fatores R e de temperatura, coordenadas de posicionamento atômico, parâmetros da rede cristalina, grupos de simetria, etc.); condições de determinação das propriedades cristalográficas e referências bibliográficas de onde foram extraídas as informações.
Se um terminal gráfico for acoplado ao microcomputador, os desenhos / imagens das estruturas cristalinas poderão ser também recuperados.
Os dados armazenados nesta base permitem o cálculo de ângulos e distâncias interatômicas, com auxílio do programa CDIST, recuperável da base.
A base será expandida para incluir dados sobre metais e ligas.
Para acessar as bases de Estruturas Cristalinas, é preciso uma conta de acesso.
Fonte: Portal da Capes, Scopus, Web of Science, Scifinder, JCR.