Seminário Geral 21/05/2021: Física de Materiais e algumas aplicações na indústria aeronáutica, setor agrícola e área biomédica

Sobre este evento

A Física é o ramo da ciência que lida com a estrutura da matéria e como os constituintes fundamentais do universo interagem. A pesquisa em Física, aliada às mais diversas formas de aplicações, é a peça fundamental para o desenvolvimento de pesquisa aplicada e inovações tecnológicas na sociedade em que vivemos. A Física de Materiais surge como uma área potencial e com diversas aplicações na eletrônica, robótica, mecânica, fármacos, medicina, agricultura e computação. O objetivo geral deste seminário é apresentar aos alunos do Curso de Pós-Graduação em Física e ao corpo docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) algumas aplicações da Física de Materiais na indústria aeronáutica, setor agrícola e na área biomédica. O primeiro trabalho a ser apresentado tem como foco principal a modificação superficial da liga AA2524-T3, utilizada no recobrimento da asa das aeronaves, por filmes finos de Nb2O5 empregando a técnica de sputtering reativo. Os filmes finos foram caracterizados via microscopia de força atômica (MFA), microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia de energia dispersiva de raios-X (EDX), espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios-X (XPS). Após a caracterização morfológica e estrutural dos filmes finos, foram realizados ensaios de desgaste microabrasivo e testes eletroquímicos global (curvas de polarização potenciodinâmica e espectroscopia de impedância eletroquímica) e localizado (SVET e SIET). O segundo trabalho teve como objetivo investigar as respostas biológicas de filmes finos de carbono amorfo hidrogenado (a:C-H), depositados via técnica PECVD (do inglês, Plasma-enhanced chemical vapor deposition) na superfície da liga Ti-6Al-4V. Os filmes produzidos foram caracterizados morfológica e estruturalmente via microscopia ótica (MO), MEV, MFA, EDX, FTIR, XPS e espectroscopia Raman. Posteriormente, testes de biocompatibilidade e citotoxicidade em células osteoblásticas e Células Mononucleares de Sangue Periférico Humano (PBMCs) foram realizados na liga Ti-6Al-4V com e sem filme. Por fim, será apresentado um estudo detalhado do processo de liberação controlada do herbicida Sulfentrazona, encapsulado em micropartículas de alginato de cálcio (ALG-Ca), a fim de avaliar a fitotoxicidade em diferentes concentrações de herbicida e a relação com o processo de lixiviação. Espera-se, com este seminário, contribuir para a formação de recursos humanos no Programa de Pós-graduação em Física da UFMG e demonstrar a importância e abrangência da área de Física de Materiais. Ademais, espera-se com este seminário propor novas colaborações de pesquisa com os professores da UFMG.

Tópico: Seminário Geral – 21/05/2021
Hora: 21 mai. 2021 10:00 da manhã São Paulo