Aluno da UFMG é premiado no Prêmio CAPES de Tese — Edição 2025
O aluno do Programa de Pós-Graduação em Física da UFMG, Frederico Barros de Sousa, foi contemplado no Prêmio CAPES de Tese — Edição 2025, na área de Astronomia / Física.
A tese premiada, intitulada “A Broad Optical Characterization of Defects and Many-Body Effects in Two-Dimensional Transition Metal Dichalcogenides”, foi desenvolvida sob orientação do professor Leandro Malard Moreira, do Departamento de Física da UFMG.
O trabalho se dedica ao estudo dos dicalcogenetos de metais de transição (TMDs) bidimensionais, uma classe de semicondutores da família dos materiais de van der Waals que apresenta propriedades ópticas e eletrônicas únicas. Esses materiais são promissores para a próxima geração de dispositivos ultrafinos, com aplicações em optoeletrônica e tecnologias quânticas.
Na pesquisa, Frederico investigou como defeitos estruturais — que podem surgir naturalmente ou ser introduzidos de forma controlada — afetam as propriedades desses materiais, chegando a mostrar que a dopagem com determinados metais de transição, como o vanádio, pode induzir ferromagnetismo em monocamadas de TMDs. Além disso, utilizou técnicas ópticas e magneto-ópticas avançadas para analisar esses efeitos em escala nanométrica, bem como explorou regimes de altas densidades de carga em que se formam plasma de elétrons e buracos.
Os resultados oferecem contribuições inéditas para a compreensão de defeitos e interações de muitos corpos em TMDs 2D, ressaltando o potencial desses materiais para aplicações futuras em dispositivos quânticos e optoeletrônicos.
O Prêmio CAPES de Tese é o mais importante reconhecimento concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior a teses de doutorado defendidas no Brasil, destacando pesquisas de excelência em todas as áreas do conhecimento.
Para mais informações, clique aqui