Microdigital
Propagandas dos micros Sinclair

ZX Line

São reproduzidas aqui as propagandas veiculadas em mídia impressa pela Microdigital Eletrônica Ltda, na década de 80, relativas aos micros TK 83, TK 85 (clones do Sinclair ZX 81), TK 90X e TK 95 (clones do Sinclair ZX Spectrum).

TK 83 - Propaganda  (19k) "O sucesso do novo Microdigital TK 83 está na sua facilidade de operação: mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo aprenderam a resolver problemas, montar programas e vencer jogos inteligentes usando este equipamento.
Ele trabalha com a Linguagem Basic, a mais rápida de aprender. Pode ter sua memória expandida até 64k e ser ligado a uma impressora eletro-sensitiva.
Tem uma quantidade enorme de programas disponíveis no mercado e pode também ser usado com (sic) um verdadeiro fliperama de jogos eletrônicos.
Procure já o novo Microdigital TK 83.
É a iniciação mais completa que você pode fazer no mundo da computação."

"A primeira coisa que surpreende no TK 85 é o seu visual. Ele é compacto, leve e muito bonito. Se você esperar dele o desempenho de um pequeno computador, vai se surpreender outra vez: o TK 85 é um computador de grande capacidade e de grandes recursos.
Acione o TK85 e comece a dominá-lo. Você vai dominar, também, todas as situações. Resolver seus problemas domésticos ou profissionais. Vencer desafios e se divertir com jogos animados e inteligentes.
Computador Pessoal TK85. Uma fera às suas ordens."
TK 85 - Propaganda  (16k)

TK 90X - Propaganda  (17k) "A partir de agora a história dos micros pessoais vai ser contada em duas partes: antes e depois do TK 90X.
O TK 90X é, simplesmente, o único micro pessoal lançado no Brasil que merece a classificação de software machine: um caso raro de micro que pela sua facilidade de uso, grandes recursos e preço acessível recebeu a atenção de criadores de programas e periféricos em todo o mundo.
Para você ter uma idéia, existem mais de 2 mil programas, 70 livros, 30 periféricos e inúmeras revistas de usuários disponíveis para ele internacionalmente.
E aqui o TK 90X já sai com mais de 100 programas, enquanto outros estão em fase final de desenvolvimento para lhe dar mais opções para trabalhar, aprender ou se divertir que com qualquer outro micro.
O TK 90X tem duas versões de memória (de 16 ou 48k), imagem de alta resolução gráfica com 8 cores, carregamento rápido de programas (controlável pelo próprio monitor), som pela TV, letras maiúsculas e minúsculas e ainda uma novidade: acentuação em português.
Faça o seu programa: peça já uma demonstração do novo TK 90X." (FOX)

"O novo TK 95 é o único micro em sua categoria que trabalha como gente grande.
Enquanto outros micros são usados com jogos eletrônicos, o TK 95 trabalha com impressora, Vídeo-Texto, Mouse. E ainda permite o uso da exclusiva Light Pen, que desenha direto na tela da Televisão. Quer dizer, enquanto outros micros ainda estão na infância, o TK 95 já está indo à escolas, universidades. Ele usa uma linguagem "Logo", para educação, muito superior à dos outros.
Prova disso, é que foi aprovado pelo Ministério de Educação da Inglaterra. Aliás, graças a sua facilidade de uso, é o micro ideal para se iniciar em informática.
O TK 95 faz mais do que os outros, e faz melhor: tem melhor resolução gráfica e oito cores, que podem, inclusive ser combinadas, até 64 cores. (sic) E para acabar com qualquer comparação, o TK 95 tem mais de 1000 softwares disponíveis.
Inclusive moderníssimos jogos eletrônicos, porque ninguém é de ferro. Nem o computador." (FOX)
TK 95 - Propaganda  (14k)

Fonte:Revista Micro Sistemas, outubro de 1983 (TK 83), dezembro de 1983 (TK 85), março de 1986 (TK 90X) e junho de 1987 (TK 95).

Mirko Lerotic Filho
Última atualização: