Adicionada por Karina on 2 00, 2006 at 17:24:13:
Em resposta à : problemas 10 e 11 cap 10 adicionada por Henrique em 30 00, 2006 at 21:25:04:
Problema 10
Durante a arrancada, você tem uma força resultante com direção horizontal e sentido para frente em cada ponto de contato com o chão e a roda do carro. Considerando que o eixo de rotação do carro se localiza em seu centro de massa, perceba que, a partir da seguinte relação torque = r x F, com o vetor r saindo do eixo de rotação, em sentido do ponto onde atua a força de atrito, resultante. Logo o torque, neste caso, tem sentido horizontal e perpendicular aos vetores r e F, sentido do vetor unitário i (ou mesmo, saindo da folha de papel), considerando o eixo de coordenadas xyz. Então, o carro levantará a sua frente, visto que este torque produzido faz com que o carro tenha uma variação de seu momento angular, ou mesmo, percebendo que torque = I@, sendo que esta aceleração angular produzida faz ocorrer uma pequena rotação do carro em torno de seu eixo, em sentido anti-horário. O mesmo raciocínio vale para quando o carro frea, mas neste caso deve-se considerar que a força resultante tem sentido horizontal para trás.
Problema 11
Você tem as seguintes relações, do movimento de translação e do movimento de rotação do ioiô
M*a = T - Mg (movimento de translação), sendo T a tensão da corda que puxa o ioiô, e a a aceleração linear do ioiô.
TR = I@ (Movimento de rotação), sendo @ a aceleração angular.
Como há a seguinte relação entre as acelerações angular e linear:
a = @R, já que o movimento é de rolamento, como foi dito no exemplo 10.20.
Então é só você isolar T na segunda equação dada e substituir na primeira.