Re: P. 9.1 Alaor


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Adicionada por Luiz Paulo on 16 00, 2009 at 21:24:20:

Em resposta à : P. 9.1 Alaor adicionada por Clarisse Simões em 16 00, 2009 at 19:31:56:

Usando a definição de "variação" de qualquer coisa! Variação de quantidade de movimendo linear em um intervalo é seu valor no final do intervalo diminuido do seu valor no início do intervalo. Isso vale para a quantidade de água numa caixa de água, para o saldo de sua conta bancária, etc.etc. Você tem o módulo, direção e o sentido da quantidade de movimento inicial (lembre-se que é um VETOR e que tem componentes). Você tem o ângulo de saída da velocidade após a colisão com a parece e tem a informação que 1/3 da energia cinética inicial foi perdida. Então a energia cinética final é 2/3 da inicial. Com isso você acha o módulo da velocidade apõs a colisão. Como já tem a direção e o sentido, basta calcular as componentes paralela à parede e perpendiculad à parede da variação da quantidade de movimento. Chamando de x a direção perpendicular à parede, positivo se afastando da parede, e de y a direção paralela à parede, positivo na direção do movimento inicial

delta p_x = P_x_final - P_x_inicial

delta p_y = p_y_final - P_y_inicial

Para acha o módulo e o ângulo, use as propriedades de vetores;

delta_p = sqrt({delta p_x)^2 + (delta p_y)^2)

tg(theta) = delta p_y/delta p_x



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