próxima início prévia
Próxima: Capítulo 1: Sobre a Início: livro Prévia: Abstract

Biografias


Biografias obtidas de: Salmonsens Konversations Leksikon, 2a Edição. Redator: Chr. Blangstrup, Copenhague, Dinamarca. A biografia de Lütken está no volume XVI, editado em 1924, e a de Reinhardt no volume XIX, editado em 1925.


I. Johannes Theodor Reinhardt

\begin{figure}\begin{center}
\noindent{\epsfxsize =8cm\epsfbox{R.ps}}\end{center}\end{figure}

Zoólogo dinamarquês, nascido em Copenhague a 3 de dezembro de 1816, falecido em 23 de outubro de 1882. Tornou-se universitário em 1834, estudou medicina por um curto período, mas não se diplomou. De 1845 a 1847 participou como zoólogo da expedição ``Galathea'', que velejou ao redor do mundo, mas, por ordem real, em sua volta para casa, abandonou a expedição no Rio de Janeiro para visitar o zoólogo Peter Wilhelm Lund em Lagoa Santa. Logo depois de seu regresso (1848), obteve emprego como curador no Museu Real de História Natural, cargo que manteve também após o museu ter sido incorporado pela Universidade de Copenhague. Em 1850 e 1854 esteve novamente no Brasil em visitas mais longas a P.W. Lund. De 1856 a 1878 foi docente de Zoologia no Instituto Politécnico e a partir de 1861 na Universidade de Copenhague. Entre suas especialidades estão os vertebrados; editou uma quantidade significativa de trabalhos, os quais primavam todos pela excelência de um trabalho cuidadoso; entre estes podem ser citados três grandes trabalhos acerca de ruminantes sul-americanos extintos, a monografia realizada junto com Eschricht sobre baleias groenlandesas, uma tese sobre pássaros de Campos (cidade brasileira), além de trabalhos sobre pássaros, répteis e peixes. Como funcionário do Museu, prestou um grande serviço no departamento a ele subordinado.


II. Christian Frederik Lütken

\begin{figure}\begin{center}
\noindent{\epsfxsize =8cm\epsfbox{L.ps}}\end{center}\end{figure}

Zoólogo dinamarquês, nascido a 4 de outubro de 1827 em Sorø, falecido em Copenhague em 6 de fevereiro de 1901. Sob influência de Hauch e Steenstrup, seu interesse por história natural foi despertado já em Sorø, e, sob a orientação de Steenstrup, que estava empregado como Professor na Universidade de Copenhague, ele seguiu estudos nessa área, desde que se tornou universitário em 1844. Interrompeu os estudos em 1848 por sua participação voluntária na guerra, de onde retornou como Primeiro Tenente. Em 1852, obteve emprego como assistente no Museu Zoológico da Universidade de Copenhague. Sob a orientação de Steenstrup, obteve o título de ``Magisterkonferens'' (NT: equivalente ao Mestrado) em história natural, em 1853, e defendeu seu doutorado em 1857 com uma tese sobre os equinodermos da Groenlândia. Por muitos anos trabalhou como assistente no departamento do Museu com animais inferiores e prestou um enorme serviço por ocasião da fusão com o ``Museu Real'' e na construção do novo museu em 1868; em 1882 assumiu o cargo de curador do Departamento de Vertebrados, e em 1885 foi nomeado Professor de Zoologia na Universidade de Copenhague, posição que teve de abandonar por motivos de saúde em 1899. De 1878 a 1886 lecionou no Instituto Politécnico. Lütken foi muito produtivo como autor científico e conseguiu, entre os especialistas, destacar-se por seus trabalhos sobre equinodermos e peixes; entre os primeiros pode-se mencionar, além de sua tese de doutorado, sua ``Contribuição ao Conhecimento das Estrelas-Serpentes'', e entre os últimos ``Peixes do Rio das Velhas'', que trata de peixes brasileiros, seguido da tese sobre ``Mudanças de forma nos peixes durante seu crescimento e desenvolvimento'', cujo material, assim como aquele para ``Escopelíneos ou arenque-salmões do mar aberto'', proveio principalmente de coleções realizadas por navios da marinha mercante, e também da análise de peixes da expedição Ingolf. Mas também foi ativo em muitas outras áreas: por exemplo, publicou vários trabalhos de pesquisa sobre golfinhos e sobre outros grupos de crustáceos parasitas, como ``piolhos de baleia'' e Copépodes. Para o grande público, o nome de Lütken é conhecido por seus excelentes livros didáticos, que, com todo merecimento, têm sido muito utilizados, e pela orientação racional, que é mais valiosa que muito da zoologia ``moderna''. Além disso, Lütken, desde jovem, teve uma notável habilidade para escrever, tanto para o meio científico quanto para círculos mais amplos; exemplos disso são, de um lado, o livro ``Descrições da vida animal no passado e no presente'', editado em 1880, de outro, as numerosas contribuições de sua autoria que se encontram na ``Revista para relatórios populares de Ciências Naturais'', criada por ele, C. Fogh e C. Vaupell, em 1854, a qual foi publicada até 1883.


próxima início prévia
Próxima: Capítulo 1: Sobre a Início: livro Prévia: Abstract
Luiz Paulo Ribeiro Vaz 2002-05-21