Movimento de um Projétil

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

            Conforme proposto por Galileu, em Diálogos sobre novas ciências, o movimento de um projétil na superfície da Terra pode ser analisado, separadamente, na  direção horizontal e na vertical. Desprezando-se as forças de atrito, sabe-se que um projétil se move com velocidade constante na horizontal e com aceleração constante na vertical. Isso resulta em uma trajetória parabólica.

 

            Considere a trajetória de um objeto lançado na superfície da Terra com uma velocidade v0 que faz um ângulo θ com a horizontal, como representada na Figura 1. Nessa mesma figura, também estão representados os eixos cartesianos com origem no ponto de lançamento. Nessa situação, as coordenadas x e y da posição do objeto, em função do tempo, são

    (1)

                                                                                                                                                                                  

    Demonstre que a trajetória do objeto é parabólica, ou seja, descrita por uma função Y(x) = Ax2+Bx+C. Especifique as constantes A, B e C em função de vo, θ e g.

PARTE EXPERIMENTAL

  

Objetivos

 

·  Registrar e analisar a trajetória de um projétil.

·  Determinar o ângulo de lançamento, a velocidade inicial e ponto de contato com o chão.

  

Material utilizado

 

·  Canaleta para lançamento, anteparo, esfera de aço, trena, transferidor, webcam.

  

Procedimentos

 

·  A figura abaixo mostra uma montagem para se obter a trajetória de um projétil. No caso, uma esfera, abandonada de certa altura em uma canaleta, é lançada para cima com uma velocidade vo fazendo um ângulo θ com a horizontal. A câmera ira registrar imagens da trajetória da esfera.

 

 

 

FILMAGEM DA TRAJETÓRIA - USO DO PROGRAMA AMCAP

·  Abra o programa de captura de imagem [AMCAP   ].

·   Para definir o número de quadros por segundo, clique em “Capture > Set Frame Rate...”.   

Marque a opção Use Frame Rate e ajuste para 30 f/sec. Clique em “OK”.

·   Entre novamente no menu “Capture”, e, em seguida, na opção “Set Time Limit...”.

Marque a opção Use Time Limit e defina 20 sec. Clique em “OK”.

 

·   Entre em Options > Vídeo Capture Pin”.

Verifique se a “Taxa de quadrosestá definida em 30.000”. Se não estiver, ajuste-a. Em seguida, em “Tamanho da saída” escolha a opção “640x480”. Clique em “Aplicar” e, em seguida, em “OK”.

·   Faça alguns lançamentos observando a imagem da trajetória da esfera. Ajuste a posição da câmera de forma a observar o ponto de lançamento (extremidade da calha) e o final da trajetória da esfera.

 

·   Para dar um nome para o seu arquivo, clique em “File > Set Capture File”.

Selecione a Área de Trabalho (Desktop) como o local para salvar seu arquivo. Na seção “Nome do Arquivo”, escreva o nome escolhido para o arquivo, não se esquecendo de acrescentar a extensão .avi”. Clique em “Abrir”.

·   Uma janela de título “Set File Size se abrirá. Apenas clique em “OK”.

 

·   Certifique-se de que a câmera está posicionada perpendicularmente ao plano da trajetória da esfera. Além disso, você usará a própria esfera com diâmetro conhecido (medindo com um paquímetro) para possibilitar a transformação das coordenadas de posição da esfera na tela (pixels) para centímetros. Para isso, após iniciar a gravação do vídeo (instruções a seguir) posicione a esfera no início da calha por um tempo e depois a solte da altura que você escolheu. Como exemplo veja  o vídeo a seguir,

<video>

 

·   Para iniciar a filmagem, entre em “Capture > Start Capture”.

Uma janela de título Ready to Capturese abrirá. Quando estiver pronto para iniciar, clique em “OK”. A filmagem durará 20 segundos e será finalizada pelo programa.

 

·   Observe que sua filmagem está salva na área de trabalho.

 

 

 

 

 

DIGITALIZAÇÃO DOS PONTOS DA TRAJETÓRIA – USO DO PROGRAMA IMAGEJ

 

Observações iniciais

·   Com o programa de tratamento de imagem [IMAGEJ ] abra o vídeo indo em “File > Open”. (comando alternativo Plugins > Avi Reader)

·   Irá abrir a janela “AVI Reader”, apenas clique em “OK”.

 

 

 

 

·   Usando a barra de rolagem na parte inferior da janela para ir mudando os quadros do vídeo, localize os quadros da filmagem onde foram registrados trechos da trajetória da esfera.

 

·   Movimente o cursor sobre a imagem e observe no canto inferior esquerdo da janela do IMAGEJ as coordenadas (x,y) do ponto. Note que essas coordenadas estão em pixels (pontos na tela). Localize a origem (0,0) das coordenadas na tela.

 

 

 

 

 

Transformação das coordenadas de PIXELS para CENTÍMETROS

 

·   Na linha das ferramentas clique em  Straight Line”.

Trace uma reta sobre o diâmetro da esfera que você registrou no início do vídeo.

·   No menu, clique em Analyze e escolha Set Scale .

Na janela aberta escreva em frente a Known Distance o diâmetro em centímetro da esfera de referência. Marque OK. (A partir deste momento o programa informará as coordenadas dos pontos na tela em centímetros).

 

 

 

Obtenção das coordenadas da trajetória

 

·   Na barra de ferramenta escolha  “Point selections.

·   Coloque na tela o 1º quadro com o registro da trajetória da esfera.

·   Sobre a tela, marque o ponto na extremidade da canaleta que corresponde à posição de lançamento do projétil (procure usar sempre o centro da esfera como referência).

·   Mantendo a tecla SHIFT apertada, marque alguns pontos sobre o registro da trajetória da esfera. (faça isso em todos os quadros da filmagem onde aparece o registro da trajetória).

    

    

 

·   No menu Analyze escolha a opção Measure.

As coordenadas dos pontos marcados na tela serão colocadas em uma tabela numa nova janela de nome “Results.

 

 

 

 

Transferência das coordenadas para o ORIGIN

(alteração da origem do sistema de coordenadas)

 

·   Copie a tabela com os resultados para o programa ORIGIN. (copiar e colar)

·   Identifique as colunas correspondentes às coordenadas (x,y)

·   Recalcule os valores das coordenadas considerando a origem do sistema, ponto (0,0), como sendo o ponto de lançamento da esfera.

·   Trace, com esses pontos, um gráfico y versus x. Em seguida, determine a função do tipo y(x) = Ax2+Bx+C que melhor se ajusta aos dados experimentais obtidos.

·   Com essa função, calcule o ângulo θ e o módulo da velocidade de lançamento da esfera. Compare o valor desse ângulo com o medido, experimentalmente, no registro da trajetória da esfera e, também, por meio da inclinação da canaleta no ponto de lançamento da esfera.

·   Para verificar a validade da equação obtida para a trajetória da esfera, calcule a posição em que a esfera atinge o chão do laboratório, ao ser lançada com a extremidade da canaleta da borda da mesa. Em seguida, localize esse ponto no chão. Fixe sobre ele uma folha de papel em branco, cubra-a com papel-carbono e solte a esfera pela canaleta, pelo menos, três vezes. Compare o resultado medido com o previsto segundo a equação.