Experimento 1                                                                            Mecânica                                                                                   Física / UFMG

 

 

TRILHO DE AR - USO DA INTERFACE PASPORT E DO PROGRAMA DATA STUDIO

 

 

 

A interface PASPort, em conjunto com o programa "Data Studio", tem a função de tornar possível o processo de obtenção e gerenciamento de medidas por meio de um computador. Este processo,  largamente utilizado em laboratórios de pesquisa e em indústrias, tem inúmeras vantagens sobre processos manuais podendo-se destacar a possibilidade de medir fenômenos muito rápidos.

 

 

PREPARANDO O PROGRAMA, A INTERFACE E O SENSOR

 

  1. Entre no Data Studio e escolha a opção criar experimento;
  2. Clique no botão CONFIGURAR e selecione o tipo de sensor que será utilizado. Neste experimento, deseja-se realizar medidas lineares. Por isso, selecione na parte inferior da janela apenas as posições relativas a este tipo de medida;
  3. Em TAXA DE AMOSTRAGEM, ajuste a freqüência. Um sistema automatizado de aquisição de dados pode ser programado para medir em diferentes freqüências. A freqüência escolhida deverá ser compatível com o tempo de duração do experimento. Neste experimento recomenda-se utilizar uma freqüência de 50 Hz.
  4. Em OPÇÕES DE AMOSTRAGEM, ajuste o tempo de medida. Para ajustar o início das medições clique em Início Retardado e selecione a opção de início quando a posição for superior a zero. Agora ajuste o tempo de parada clicando em Parada Automática e marcando a distância que será percorrida pelo carrinho.

 

Agora, o programa está apto a registrar medidas lineares. Feche a janela de configurações.

 

 

OBTENÇÃO E GRAVAÇÃO DE DADOS

 

Para ativar um gráfico onde as medidas serão visualizadas, clique no ícone "Gráfico" e arraste-o até o ícone Posição. Em seguida clique em Gráfico 1 e arraste-o até o ícone Velocidade. Faça o mesmo para Aceleração.

 

Obs.: é possível mover a posição de origem do gráfico. C1icando sobre ela e arrastando. As dimensões das escalas podem ser alteradas da mesmo forma.

 

Para iniciar o processo de gravação dos dados de um experimento c1ique em "Iniciar" no menu do programa. 3. Para interromper a gravação c1ique em "Parar".

 

 

AJUSTE DE CURVA

 

Para realizar o ajuste, marque a região do gráfico que se deseja ajustar. Clique então no ícone mostrado ao lado e selecione o ajuste desejado.

 

 

OBTENÇÃO DA INCLINAÇÃO DE UMA CURVA

 

Pode-se obter a inclinação de uma curva clicando no ícone mostrado ao lado. Após selecioná-lo, coloque o cursor sobre a posição do gráfico em que se deseja obter a inclinação.

 

 

 

 

OBTENÇÃO DAS COORDENADAS DE UM PONTO

 

Selecione a opção abaixo para obter as coordenadas de um determinado ponto no gráfico.

 

 

 

 

AJUSTE DO TAMANHO

 

A opção abaixo ajusta a parte selecionada no gráfico ao tamanho da janela.

 

 

 

IMPRESSÃO DOS GRÁFICOS

 

Antes de imprimir. clique com o botão direito do mouse, vá ao menu Configurações e desmarque a opção Mostrar grade secundária. Os gráficos devem ser impressos contendo as seguintes informações:

  • gráfico1 deve conter os dados do ajuste;
  • gráfico 2 a inclinação da reta;
  • gráfico 3 as coordenadas sobre a reta.