03 Jan 2006

Domingão,

Ontem a noite perto de 22h, aqui da latitude 27 sul, pudemos apreciar um céu maravilhoso com a grande nuvem de Magalhães bem visível a olho desarmado conforme sua dica. Notamos apenas que a foto enviada parece que esta invertida pois o que vimos no plano a sudeste foi o da figura abaixo.

Obrigado pela dica e aguardamos outras.

Um abraço e feliz 2006,

Ademir.

Comentário de Domingos S.L. Soares:

A foto de Akira Fujii foi feita na Austrália, portanto, em latitude sul. A diferença observada não é então devida à diferença de sítio de observação.

Parece-me que por conveniência de apresentação gráfica, na publicação onde a foto apareceu pela primeira vez, optou-se por exibir a Via Láctea na horizontal. Na latitude de 27 graus sul, a Via Láctea "corre" quase na vertical, relativamente ao horizonte. A impressão que o Ademir teve, das posições de Sirius e Canopus, e que ele reproduziu na imagem enviada, é, como será visto a seguir, próxima da situação real vista no céu. Mas apenas visualmente, pois há diferenças importantes na localização dos astros envolvidos.

O Ademir não percebeu, talvez por falta de experiência observacional, ou por más condições meteorológicas, a localização incorreta da Via Látea, na imagem que enviou.

A imagem abaixo foi retirada da página eletrônica de Richard Dibon-Smith, dedicada às constelações celestes ( www.dibonsmith.com/downunder.htm). Ela mostra o céu que nos interessa.

Note Canopus na declinação -53°. A estrela Sirius não aparece pois está fora da faixa de declinações mostrada; a sua declinação é de - 17°, e está na região da Via Láctea, denotada Milky Way na figura. Por uma falha lamentável do autor desta página eletrônica, as Nuvens não aparecem também. Ligue Sirius -- imagine-a na Via Láctea, logo acima da borda superior da imagem -- a Canopus, até interceptar o círculo de declinação correspondente a -70°: ali está a Grande Nuvem. A Pequena Nuvem está um pouco abaixo, em -73°.

O quadro resultante é, de fato, bastante semelhante ao que voce imaginou. Para destacar as diferenças, compare a posição da Via Láctea nas duas imagens.

Confira também o "Céu do Mês" na página eletrônica do Observatório Astronômico Frei Rosário, da UFMG (http://www.observatorio.ufmg.br/ceu.htm).