_____________________________________________11 de janeiro de 2016

A floresta, o bosque, a mata são analogias úteis no estudo do paradoxo de Olbers, a questão da escuridão do céu noturno. No artigo A floresta encoberta proponho experimentos com florestas “de brinquedo” para examinar um dos conceitos mais importantes do paradoxo de Olbers, o chamado “limite de fundo” ou “distância de recobrimento”. O resumo do artigo é o seguinte:

Proponho um experimento para se verificar o encobrimento de uma floresta “de brinquedo”. O conceito de uma floresta encoberta é muito útil na discussão da questão da escuridão do céu noturno, também conhecida como “paradoxo de Olbers”.
A propósito, o paradoxo de Olbers não é um paradoxo nem é de Olbers. O inglês William Thomson (1824-1907) — o lorde Kelvin —, um dos mais sagazes estudiosos da questão da escuridão do céu, afirmou em 1887, num discurso acadêmico, que em ciência não existem paradoxos; para ele, os paradoxos eram resultados de mal-entendidos, em outras palavras, do uso equivocado do conhecimento científico, dos fatos experimentais e das evidências observacionais exibidas pela Natureza. E a tal questão já era discutida muito antes de o médico e astrônomo alemão Heinrich Olbers (1758-1840) ter chamado a atenção para ela em 1823. O grande astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630) foi provavelmente o primeiro a propor este problema.

As florestas de brinquedo devem servir de motivação também para as medições de campo, ou seja, a realização do mesmo experimento na situação real, numa mata, num bosque ou numa floresta de verdade.

Leiam o artigo A floresta encoberta aqui. E, por favor, quem realizar o experimento, seja individualmente, em sala de aula ou em feira de ciências, não deixe de me enviar uma documentação textual e de imagens, que eu certamente a apresentarei a todos os Amigos da Cosmologia. Desde já agradeço a colaboração.

ATENÇÃO: Esta e todas as outras mensagens enviadas para COSMOS estão disponíveis em COSMOS - Notícias e tópicos de cosmologia.