PRÓXIMA ANTERIOR


_____________________________________________25 de março de 2015

Caros Amigos da Cosmologia,

Em A estrutura do universo: a sua organização no espaço e no tempo, o undécimo capítulo de meu livro inédito intitulado O Reino das Galáxias, descrevo o objeto primário de estudo da ciência do universo, a cosmologia. As galáxias são tal objeto e representam os “tijolos fundamentais” da construção do edifício cósmico. Logo no início, escrevo:

A organização do universo é revelada pela maneira como as galáxias se distribuem no espaço. A galáxia da Via Láctea, também chamada de Galáxia, é a nossa morada. É o local de onde observamos a estrutura do universo.
A cosmologia, portanto, se beneficiará tanto mais quanto mais tivermos acesso a um maior número de galáxias e ao modo como elas se distribuem no espaço e no tempo. A comunidade astronômica internacional — muitos brasileiros aí incluídos — está empenhada em aumentar consideravelmente a amostra de galáxias e aperfeiçoar os métodos de medir as suas distâncias. Mostrarei a seguir alguns detalhes destes trabalhos.

A cosmologia moderna por meio de seu MPC não consegue descrever de maneira satisfatória o universo em que vivemos. Somente com a disponibilidade de maior número de dados — e de melhor qualidade — é que conseguiremos avançar em nossa busca para entender o Cosmos em que vivemos. Os empreendimentos mencionados acima são parte do esforço para se conseguir este avanço.

Um abraço a todos.

Saudações Cosmológicas,

Domingos

=========================
Domingos Sávio de Lima Soares
Página Pessoal
=========================


Para não receber mais mensagens desta lista: envie uma mensagem para dsoares@fisica.ufmg.br escrevendo no ASSUNTO "DESCADASTRAR COSMOS".

Para se cadastrar: envie uma mensagem para dsoares@fisica.ufmg.br escrevendo no ASSUNTO "CADASTRAR COSMOS".


ATENÇÃO: Esta e todas as outras mensagens enviadas para COSMOS estão disponíveis em COSMOS - Notícias e tópicos de cosmologia.