PRÓXIMA ANTERIOR


_____________________________________________02 de fevereiro de 2015

Caros Amigos da Cosmologia,

Um artigo muito interessante foi publicado hoje no Boletim de Notícias da FAPESP. O artigo intitula-se “Avanços na teoria das supercordas” e contém uma entrevista com o pesquisador norte-americano naturalizado brasileiro Nathan Berkovits, professor titular do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).

Apresento abaixo alguns parágrafos iniciais do artigo. O texto completo está disponível em agencia.fapesp.br/avancos_na_teoria_das_supercordas/20600/.

“Todas as experiências em física de altas energias realizadas nas últimas décadas confirmaram o chamado ‘Modelo Padrão de Partículas’, uma construção teórica que descreve a estrutura e o comportamento da matéria nas escalas atômica e subatômica.
(…)
Tal sucesso não deixa de constituir, porém, um impasse, pois no Modelo Padrão importantes questões permanecem sem solução. E essa construção teórica não oferece perspectiva de uma nova física, capaz de resolvê-las.
(…)
Por isso, físicos das novas gerações vêm buscando alternativas ao Modelo Padrão. Várias propostas já foram apresentadas, mas a que se tem mostrado mais duradoura e promissora é a teoria das supercordas, que substitui a noção de partículas pontuais do Modelo Padrão pela noção de diminutas cordas em vibração. As diferentes vibrações ou ‘modos de excitação’ das cordas originariam os vários tipos de interação.”
(…)
A grande qualidade do artigo é a apresentação bastante clara de muitos conceitos físicos relacionados ao assunto. Vale a pena a leitura, por isto e por se tratar de um tema de pesquisa de fronteira em física.

Um abraço a todos.

Saudações Cosmológicas,

Domingos

=========================
Domingos Sávio de Lima Soares
Página Pessoal
=========================


Para não receber mais mensagens desta lista: envie uma mensagem para dsoares@fisica.ufmg.br escrevendo no ASSUNTO "DESCADASTRAR COSMOS".

Para se cadastrar: envie uma mensagem para dsoares@fisica.ufmg.br escrevendo no ASSUNTO "CADASTRAR COSMOS".


ATENÇÃO: Esta e todas as outras mensagens enviadas para COSMOS estão disponíveis em COSMOS - Notícias e tópicos de cosmologia.