PRÓXIMA ANTERIOR


_____________________________________________01 de fevereiro de 2012

Caros Amigos da Cosmologia,

A cosmologia moderna é dominada por modelos de idade finita. Mas a idéia oposta, ou seja, a de um universo infinito, ou cíclico, no espaço e no tempo, foi defendida no passado e continua a sê-lo no presente, embora por uma parcela minoritária de cientistas.

Esta é a discussão que o filósofo e historiador da ciência dinamarquês Helge Kragh apresenta em seu artigo intitulado “Quasi-Steady-State and Related Cosmological Models: A Historical Review”. Apresentarei aqui excertos deste artigo, a saber, aqueles que me chamaram a atenção por sua peculiaridade. Obviamente, uma visão bastante pessoal. Vamos lá.

A TEQE é a representante principal de uma classe de modelos alternativos ao EQ. Mas existe uma outra forte classe de modelos alternativos ao EQ: são os modelos de cosmologia de plasma. Existem muitos cosmólogos que defendem esta alternativa. Não devemos nunca nos esquecer que o universo é constituído por 99,999% de plasma — o nosso Sol é uma bola de plasma — e de que os processos eletromagnetohidrodinâmicos devem ser fundamentais para a evolução do mesmo.

Um abraço a todos.

Saudações Cosmológicas,

Domingos

=========================
Domingos Sávio de Lima Soares
Página Pessoal
=========================


Para não receber mais mensagens desta lista: envie uma mensagem para dsoares@fisica.ufmg.br escrevendo no ASSUNTO "DESCADASTRAR COSMOS".

Para se cadastrar: envie uma mensagem para dsoares@fisica.ufmg.br escrevendo no ASSUNTO "CADASTRAR COSMOS".


ATENÇÃO: Todas as mensagens enviadas para COSMOS estão disponíveis em COSMOS - Notícias e tópicos de cosmologia.