PRÓXIMA ANTERIOR


_____________________________________________21 de agosto de 2009

Caros Amigos da Cosmologia,

O Alexandre Maluf (turma de 2006, ver ensaios-tot.htm) me enviou uma mensagem comentando o artigo do Robitaille. Aproveito e mando a todos a parte mais relevante da resposta que enviei a ele, e que acho interessante para a discussão da questão da RFM.

Os artigos do Robitaille possuem certamente pontos questionáveis, mas levantam pontos interessantes -- já li 4 deles e preparo-me para ler mais um. Recomendo a todos a leitura deste último, ver http://www.ptep-online.com/index_files/2007/PP-08-02.PDF e que se intitula "On the origin of the CMB: insight from the COBE, WMAP, and Relikt-1 satellites" -- possui apenas 5 páginas.

É importante lembrar as características dos satélites recentes para medida da RFM:

COBE - mede o valor absoluto da radiação (o monopolo, instrumento FIRAS) e as anisotropias (dipolo e ordens superiores, instrumento DIRBE). Estava situado numa órbita a 900 km de altitude.
WMAP - só mede anisotropias. Está situado a 1,5 milhão de quilometros da Terra, no ponto Lagrangeano L2, do sistema Sol-Terra.
PLANCK - mede o valor absoluto da RFM (instrumento HFI) e anisotropias (instrumneto LFI) O satélite foi lançado em maio deste ano e ficará também no ponto L2 -- ver http://www.rssd.esa.int/SA/PLANCK/docs/Bluebook-ESA-SCI%282005%291_V2.pdf .

Robitaille questiona:

- a precisão dos resultados do COBE,
- o significado cosmológico do monopolo,
- o significado físico das anisotropias do WMPA, que ele cosnidera ruído, sem significado estatístico, devido ao sinal da Galáxia ser mais de 1000 vezes mais intenso que o sinal que existe sob ele, e que seria cosmológico. Segundo ele, diferentes algorítmos de extração da radiação galáctica sobreposta resultam em diferentes resultados para a suposta anisotropia ósmológica.

Ele aceita:

- a anisotropia de dipolo, mas a interpreta de forma diferente do modelo padrão.
- aceita o monopolo mas considera o sinal de origem local (nos oceanos).
- prevê que o Planck não detectará o monopolo pois está muito distante da Terra.

Os questionamentos de Robitaille devem ser bem analisados e devidamente criticados, mas eles, sem dúvida, levantam problemas válidos.

Um abraço a todos.

Saudações Cosmológicas,

Domingos

PS (19 de julho de 2010): Leia a ERRATA associada a esta mensagem em COSMOS:19jul10.

==============================================
Domingos S.L. Soares
Astrofísica - Depto. de Física - ICEx
UFMG - C.P. 702
30123-970 - Belo Horizonte
==============================================
Página Pessoal


Para não receber mais mensagens desta lista: envie uma mensagem para dsoares@fisica.ufmg.br escrevendo no ASSUNTO "DESCADASTRAR COSMOS".

Para se cadastrar: envie uma mensagem para dsoares@fisica.ufmg.br escrevendo no ASSUNTO "CADASTRAR COSMOS".


ATENÇÃO: Todas as mensagens enviadas para COSMOS estão disponíveis em cosmos.htm