Tese de Doutorado #342 – Aloisio Miguel Garcia – 29/06/2018

MICROSCOPIA MULTIFÓTONS EM TECIDOS BIOLÓGICOS

Autor: Aloisio Miguel Garcia

Banca Examinadora

Profa. Ana Maria de Paula (orientadora)

Prof. Ubirajara Agero Batista

Prof. Roberto Luiz Moreira

Profa. Adriana Fontes

DF/UFPE

Prof. Carlos Lenz Cesar

DF/UFC

Profa. Ana Maria de Paula

Resumo do Trabalho

Atualmente não existe um método quantitativo para o diagnóstico de câncer de próstata. Para a realização do diagnóstico, os patologistas utilizam um padrão histológico de graduação que está relacionado à morfologia das glândulas (ácinos)  resentes na biópsia  e na organização do tecido conjuntivo no entorno da glândula, conhecido como padrão de Gleason. O método é subjetivo e depende muito da experiência e treinamento do patologista.  Recentemente com o avanço no  esenvolvimento de laser femtosegundos, microscopia óptica  não linear, principalmente microscopia por geração de segundo harmônico (SHG, do inglês second harmonic generation) se tornou uma ferramenta importante para aplicações  em diagnósticos de doenças. Um desenvolvimento importante seria a utilização de métodos de microscopia como uma ferramenta quantitativa para o diagnóstico de câncer.
Neste trabalho apresentamos estudos de biópsias de próstata através de microscopias multifótons com o objetivo de obter um método quantitativo para diagnóstico de câncer. Mostramos resultados obtidos através de imagens SHG das fibras de colágeno e imagens de fluorescência em biópsias coletadas de pacientes tratados no Hospital das Clínicas da UFMG. As amostras foram extraídas de diferentes posições da próstata, com diagnósticos: normal, hiperplasia prostática benigna e várias graduações de malignidade de câncer. Apresentamos um método de análise de imagens baseado no cálculo da anisotropia das fibras de colágeno. As análises mostram diferenças no alinhamento das fibras de colágeno no entorno dos ácinos, que são alteradas com a agressividade do câncer. Medindo a  anisotropia (grau de alinhamento) das fibras de colágeno obtemos que quanto maior o grau de malignidade do câncer de próstata maior a tendência das fibras de colágeno se alinharem em torno das glândulas. Estes resultados correlacionam diretamente com o escore de Gleason, que é o padrão utilizado pelos patologistas para diagnóstico.