PRÓXIMA ANTERIOR


_____________________________________________20 de outubro de 2017

Caros Amigos da Cosmologia,

Estamos sós no cosmos?

A pergunta é o objeto da pesquisa astronômica de Frank Drake há mais de 50 anos. Ontem assisti a uma palestra proferida por ele, promovida pelo Departamento de Astronomia da Universidade Cornell, em Ithaca, estado de Nova York, onde me encontro no momento. Esta palestra é parte da celebração dos 40 anos das missões Voyager 1 e 2 para exploração de Júpiter e Saturno.

Frank Drake, 87 anos, é pesquisador do Instituto SETI (Search for Extraterresrial Intelligence) e é conhecido por, entre outras coisas, a “equação de Drake”, que é uma formulação probabilística para a estimativa do número de civilizações inteligentes e tecnológicas em nossa galáxia (leiam uma descrição detalhada da equação de Drake no interessante artigo do Prof. Renato Las Casas e da jornalista Divina Mourão em Vida Extraterrestre, que será referido daqui para a frente como VET).

Enumerarei a seguir alguns pontos que achei interessante na palestra, não exatamente na ordem em que foram apresentados, mas de acordo com as minhas lembranças.

Um abraço a todos.

Saudações Cosmológicas,

Domingos

=========================
Domingos Sávio de Lima Soares
FLORESTA COSMOS
=========================


Para não receber mais mensagens desta lista: envie uma mensagem para dsoares@fisica.ufmg.br escrevendo no ASSUNTO "DESCADASTRAR COSMOS".

Para se cadastrar: envie uma mensagem para dsoares@fisica.ufmg.br escrevendo no ASSUNTO "CADASTRAR COSMOS".


ATENÇÃO: Esta e todas as outras mensagens enviadas para COSMOS estão disponíveis em COSMOS - Notícias e tópicos de cosmologia.