PRÓXIMA ANTERIOR


_____________________________________________15 de abril de 2016

Caros Amigos da Cosmologia,

Ontem assisti, no Departamento de Astronomia, Universidade Cornell, Ithaca, NY, ao seminário intitulado Stellar Forensics with Explosions: Supernovae, Gamma-Ray Bursts, and their Environments apresentado pela astrônoma Maryam Modjaz da New York University.

O assunto tem algumas implicações cosmológicas e é sobre elas que farei breve comentário. Estas implicações foram destacadas pela palestrante e são:

No primeiro ponto ela destaca que as SNe Ia são mais provavelmente causadas pela fusão de um par de estrelas anãs, ao invés do modelo de um sistema binário estrela anã-estrela gigante (as SNe Ia e os seus modelos já foram comentados em COSMOS:07abr11). Esta mudança de modelo — meu comentário — pode trazer consequências sérias para as evidências apresentadas em 1998 para a expansão acelerada do universo e que resultaram em um prêmio Nobel de física em 2011 (leia mais em O Nobel de 2011). As SNe são utilizadas para se determinar as distâncias até as galáxias onde elas explodiram. E estas galáxias constituem a amostra para a dedução da taxa de expansão do universo [o parâmetro de Hubble em função do desvio para o vermelho z, i.e., H(z)]. Cada modelo de formação de SN Ia resulta em luminosidade diferente para a explosão e em determinação de distância diferente. Ou seja, a expansão do universo pode mesmo não estar acelerada.

O segundo ponto já foi, em alguns aspectos, comentado em COSMOS:06abr16. A expectativa para as fontes das primeiras ondas gravitacionais a serem observadas era, segundo Maryam Modjaz, a de fusões de estrelas anãs. A surpresa para a fonte ser uma fusão de buracos negros foi dupla: primeiro, o fato de ser uma fusão de buracos negros e segundo o fato de serem buracos negros de massas tão grandes, da ordem de 30 massas solares. Os maiores buracos negros estelares previstos de existirem em nossa galáxia possuem massas da ordem de 15 massas solares. Segundo a palestrante, é difícil imaginar que tipo de estrela pode dar origem a buracos negros de massa tão grande como os dos modelos da descoberta das ondas gravitacionais.

Fortes emoções no ambiente cosmológico, portanto.

Um abraço a todos.

Saudações Cosmológicas,

Domingos

=========================
Domingos Sávio de Lima Soares
Página Pessoal
=========================


Para não receber mais mensagens desta lista: envie uma mensagem para dsoares@fisica.ufmg.br escrevendo no ASSUNTO "DESCADASTRAR COSMOS".

Para se cadastrar: envie uma mensagem para dsoares@fisica.ufmg.br escrevendo no ASSUNTO "CADASTRAR COSMOS".


ATENÇÃO: Esta e todas as outras mensagens enviadas para COSMOS estão disponíveis em COSMOS - Notícias e tópicos de cosmologia.