2ª Olimpíada Latino Americana Universitária de Física – Inscrições abertas

A 2ª Olimpíada Latino Americana Universitária de Física se realizará acontece no dia 11 de maio de deste ano, às 14h (horário de Havana). O evento é organizado pela Sociedade Cubana de Física e pela Faculdade de Física da universidade de Havana. Nessa edição, a olimpíada conta com o apoio da UNESCO, do Centro latino Americano de Física (CLAF), da Federação Iberoamericana de Sociedades de Física (FEIASOFI), da Academia de Ciencias de Cuba e do ICTP_SAIFR.

Alguns objetivos da OLUF são: identificar estudantes com habilidades especiais para a física e apoiá-los em seus estudos; Fomentar o intercâmbio entre estudantes e professores universitários da América Latina.

Para participar da Olimpíada o participante deve estar matriculado um curso de graduação em qualquer universidade da América Latina e do Caribe. A prova consiste na realização de uma avaliação com 5 problemas que abarcam conceitos de Física geral de nível universitário. A prova tem duração de 5 horas e é realizada de maneira simultânea em todas as universidades participantes.

Cada universidade tem um professor encarregado por organizar a Olimpíada na instituição. Cabe ao professor inscrever os interessados, reproduzir  e aplicar as provas no horário previsto. Cabe também realizar o envio e a comunicação com o comitê organizador.

NA UFMG

Na UFMG o professor responsável é Juan Carlos González Pérez, do Departamento de Física da UFMG.
Para se inscrever o(a) estudante interessado deve:

– Local das inscrições: na recepção da Diretoria do ICEx – Até o dia 09 de maio Das 8h às 11:30h e de 13h às 14;
– Deverá trazer  1) Documento de Identidade com foto 2) carteirinha ou comprovante de matrícula

– O LOCAL DA PROVA EM BREVE SERÁ INFORMADO

PREMIAÇÃO:

Serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze e menção de acordo com a pontuação alcançada. O estudante com melhor pontuação receberá um prêmio especial. As organizações de cada pais organizam suas próprias atividades de premiação.

Comité Técnico

Alejandro Cabo Montes de Oca. Instituto de Matemática Cibernética y Física. La Habana Carlos Rodríguez Castellanos. Facultad de Física. Universidad de la Habana
Edwin Pedrero González. Instituto de Ciencia de Materiales. Universidad de la Habana Ernesto Altshuler Álvarez. Facultad de Física. Universidad de la Habana
Héctor Borroto Gutiérrez. Facultad de Física. Universidad de la Habana