From jcemail@jornaldaciencia.org.br Mon Jun 7 18:52:41 2004
To: dsoares@fisica.ufmg.br
Subject: JC e-mail 2540, de 07 de junho de 2004

Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 2540 - Notícias de C&T - Serviço da SBPC
====================================================

Você vai ler nesta edição:

====================================================
32 - Leitor comenta Modelo Cosmológico Padrão

"Este modelo não é aceito unanimemente pela comunidade de cientistas, mas domina de forma bastante forte o cenário científico contemporâneo."

Mensagem de Domingos S.L. Soares, do Depto. de Física da UFMG:
====================================================

A Cosmologia ainda não resolveu de forma satisfatória o problema a que se propõe estudar, qual seja, a formação, estrutura e evolução do universo como um todo.

Existe um Modelo Cosmológico Padrão (MCP), que - tendo uma singularidade inicial ou não - tem como sua principal característica a expansão de todo o conteúdo de massa-energia do universo, a partir de um estado inicial de temperatura e densidade extremamente altas – infinitas no caso da singularidade.

Este modelo não é aceito unanimemente pela comunidade de cientistas, mas domina de forma bastante forte o cenário científico contemporâneo.

Um grupo de cientistas, alguns deles renomados cosmólogos e astrônomos, levantou recentemente em uma Carta Aberta à Comunidade Cientifica, o ponto de vista de que existe um viés intencional na distribuição de fundos para realização de pesquisas em cosmologia, que favoreceria os adeptos do MCP.

É obvio que esta, em si, é uma tese controversa. Mas a Carta Aberta torna-se importante em si mesma – suas razões estejam corretas ou não – como uma maneira de chamar a atenção da comunidade científica para o fato de que, segundo um número não desprezível de cientistas, existe um problema sério com a cosmologia atual e que o MCP está longe do proclamado sucesso que seus defensores apresentam.

A Carta Aberta foi publicada na edição de 22 de maio passado em importante revista de divulgação cientifica.

O texto completo está em:
Open Letter Versão em português



Domingos Sávio de Lima Soares
Jun 08 2004