Olimpíadas 65+


Domingos Soares

20 de setembro de 2016



As Olimpíadas

Proponho aqui a criação das Olimpíadas 65+, quer dizer, uma olimpíada só para participantes com idades acima de 65 anos.

Parece um exagero considerar esta faixa de idades para disputas esportivas, mas apresento a seguir alguns argumentos em favor da proposta.

Tenho atualmente 63,5 anos e venho observando pessoas de minha faixa de idade. Muitos têm atividades físicas regulares. Eles praticam corrida (inclusive maratona), natação, skate, surf, ciclismo, etc. Eu, por exemplo, pratico a patinação inline recreativa e de velocidade — 2 vezes por semana (1,5 hora cada) —, caminhadas e atividades diversas nos outros dias. Além disso, a Olimpíada 65+ seria um estímulo adicional, não só para os 65+, como para as pessoas de todas as idades se dedicarem mais aos esportes.

Particularmente eu me interessaria por competições em remo (barco de 8), marcha atlética e patinação de velocidade.

Por que 65?

E não 60, 55, etc.? A razão é simples. 65 anos é certamente a idade em que a maioria das pessoas estão aposentadas de suas carreiras profissionais. Estas pessoas criam novas rotinas de vida onde a prática esportiva — muitas vezes junto a atividades profissionais produtivas — é uma parte importante de suas vidas. Então 65 anos parece representar um limite adequado para a proposição de novos desafios.



Leia outros artigos em www.fisica.ufmg.br/~dsoares/notices.htm.