O buraco negro

Domingos Soares

28 de março de 2017

Vovó: “— Olha Pedrinho, a abelhinha está cheirando a florzinha!”
Pedrinho (3 anos): “— Não Vovó, a abelha está colhendo néctar.”


Para Helena (4 anos).

1. Os cientistas também fazem arte

O buraco negro é uma invenção de alguns cientistas. Os cientistas que inventaram o buraco negro são físicos e astrônomos. Eles “fizeram arte” porque até hoje ainda não sabemos se os buracos negros existem de verdade.

As ferramentas dos físicos e astrônomos são as teorias científicas e os aparelhos usados para fazer experiências e observar o universo. Para inventar o buraco negro eles usaram uma teoria de um físico muito estudioso, que nasceu na Alemanha, chamado Albert Einstein. A teoria que eles usaram chama-se Teoria da Relatividade. Einstein morreu em 1955 e ele nunca acreditou que os buracos negros existissem de verdade.

Não é extraordinário isto? Que alguns cientistas usaram a teoria de Einstein para inventar o buraco negro, mas que ele mesmo não acreditasse que o buraco negro fosse algo real! Por que isto aconteceu? Porque toda teoria científica possui limites de aplicação na natureza, quer dizer, a teoria explica algumas coisas que acontecem, mas não pode explicar outras coisas. Toda teoria é assim, possui limites de aplicação. A invenção do buraco negro foi feita muito próximo dos limites da Teoria da Relatividade.

Gente, mas até agora nós nem sabemos o que é um buraco negro e já estamos falando que ele não existe! O que é esta coisa que ainda não existe? Vamos ver isto a seguir.

2. A estrela envelhece

Na verdade, na cabeça dos físicos e astrônomos existem vários tipos de buracos negros. Eu só vou falar de um tipo deles, o que é mais fácil de se entender. Ele é chamado de buraco negro estelar. Ele é “estelar” porque é uma estrela que, depois de brilhar muito, deixa de brilhar e torna-se uma estrela escura, o buraco negro.

Toda estrela torna-se um buraco negro quando se aproxima o fim de sua vida? Não, ao envelhecer elas podem ficar de três jeitos diferentes, entre eles o buraco negro. O jeito que ela vai ficar depende se ela foi muito “gorda” quando jovem ou não.

As estrelas são enormes bolas de gás que brilham no céu por causa da enorme energia que elas produzem no seu interior. É como se existisse um reator nuclear no interior da estrela, que vou chamar de “caroço”. A energia produzida no caroço é chamada de energia nuclear e ela vai para a parte de fora da estrela e aparece para nós como o brilho que vemos em cada pontinho brilhante do céu. O nosso Sol também é assim, pois o Sol é também uma estrela, só que está “bem pertinho” de nós e por isto não é um pontinho, mas uma bola amarela.

Muito bem, a estrela é uma bola de gás, que produz energia nuclear em seu interior. Quando ela envelhece ela sofre muitas transformações, mais ou menos como acontece com as pessoas. As transformações acontecem de três jeitos diferentes, dependendo de como a estrela é no início. A estrela então receberá nomes diferentes, que são os seguintes.

Atenção pessoal! Ao contrário do buraco negro, as estrelas anãs brancas já foram descobertas há muito tempo, assim como as estrelas de nêutrons. Elas existem de fato e as teorias físicas conseguem entendê-las bastante bem e os astrônomos conseguem observá-las de modo bastante satisfatório também.

3. Buraco sem fundo

Por que buraco? Por que este grande desconhecido é um buraco sem fundo no espaço! Veja a figura abaixo e você entenderá isto. A teoria de Einstein diz que um corpo curva o espaço na sua vizinhança. Esta é a maneira que Einstein usa para explicar o que acontece quando você cai no chão. O espaço próximo da Terra é curvo e você está simplesmente “escorregando” no espaço curvo quando cai!



A Teoria da Relatividade de Albert Einstein nos ensina que o espaço curva-se próximo a um corpo qualquer. É como se o espaço fosse um lençol de borracha e os corpos se “afundassem” nele. Acima vemos a curvatura do espaço em torno do Sol, de uma estrela anã branca, de uma estrela de nêutrons e de um buraco negro. O buraco negro faz um buraco sem fundo no espaço!


Como o buraco no espaço do buraco negro não tem fundo, se você cair dentro de um buraco negro você nunca conseguirá sair. Você ficará lá para sempre!

E por que ele é escuro? Por que a luz também não consegue sair! A luz que entra não sai!

O buraco negro ainda é e continuará sendo um mistério. Pelo menos enquanto não possuirmos uma teoria física mais completa do que a de Albert Einstein. Quem se anima a ajudar nesta tarefa?




Atualização: 29mar17


Leia outros artigos em www.fisica.ufmg.br/~dsoares/notices.htm.