O Quadrante Mural de Tycho Brahe


Domingos Soares

20 de julho de 2019




Tycho Brahe (1546-1601), astrônomo dinamarquês, foi o maior gênio da astronomia observacional, antes da era dos telescópios. Todas as suas observações astronômicas foram realizadas a olho nu, com o auxílio de instrumentos de grandes dimensões, que ele próprio projetou e fez construir. Nesta figura, vê-se o grande “Quadrante Mural” ou “Quadrante Tychoniano”. Trata-se de um quadrante de latão, com um raio de quase dois metros, fixo em uma parede, daí o seu nome “Mural”. A pintura do “Quadrante Mural”, que aparece na figura, é do cartógrafo e pintor holandês Jan Blaeu (1596-1673), de Amsterdam, que reproduziu em cores uma ilustração, em preto e branco, do livro de Tycho Brahe “Astronomiae Instauratae Mechanica” (1598), onde são apresentados os instrumentos do astrônomo.


Algumas informações adicionais sobre Tycho Brahe estão no roteiro da palestra que proferi sobre o astrônomo, disponível em Tycho Brahe e a ordem dos céus.

Bibliografia

J. Ashbrook, Tycho Brahe’s Nose, Sky and Telescope, vol. 29(6), p. 353, 1965 (disponível na Biblioteca Central, UFMG)

Paul Chatel, O Castelo das Estrelas, Eds. EDUSP/Nova Stella, 1990 (Romance com introdução biográfica de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão)

J. Christianson, The Celestial Palace of Tycho Brahe, Scientific American, vol. 204(2), p. 118, 1961 (disponível na Biblioteca Central, UFMG)

Alexandre Medeiros, Entrevista com Tycho Brahe, A Física na Escola, vol. 2(2), p. 20, 2001

Victor Thoren, The Lord of Uraniborg: a Biography of Tycho Brahe, Cambridge University Press, 2002



Atualização: 26jul19


Leia outros artigos em www.fisica.ufmg.br/~dsoares/notices.htm.