"Dirigível, biplano e monoplano -- minha família."
A. Santos Dumont
O avião biplano de Santos Dumont surgiu de um projeto misto -- o de número 14 -- em que havia um balão dirigível e o biplano, este último ainda em desenvolvimento. O 14-dirigível participava do projeto como suporte para os testes aerodinâmicos do 14-biplano. O objetivo maior do projeto 14 era o desenvolvimento do biplano pois o problema tecnológico apresentado pelo dirigível já havia sido resolvido em seus fundamentos pelo próprio Santos Dumont.
O projeto 14 portanto envolvia duas maquinas, o 14-dirigível e o 14-biplano.
Com as dificuldades técnicas encontradas em manter as duas máquinas em vôo conjunto, Santos Dumont decidiu tratar o 14-biplano independentemente e atribuiu-lhe o nome 14 Bis, significando com esta terminologia -- em Francês -- que se tratava de um "desdobramento" do projeto misto 14.
Como exemplo da utilização do termo em Francês "bis", veja-se abaixo como foi encontrado o termo no dicionário eletrônico EuroDic, disponível em http://ec.europa.eu/eurodicautom/.
O termo em Francês "bis" aparece no contexto acima, referido a "train", ou, "trem", em Português, ou ainda "comboio" no Português de Portugal.
PORTUGUÊS
(1) comboio de desdobramento
Agradecimento:
Agradeço ao estudante Fernando A. Januzzi Serra (Engenharia
Mecânica/UFMG) pela sua contribuição nesta discussão inicial do porquê do
nome 14 Bis.
Atualização: 27Out2006