O nome 14 Bis


Domingos S.L. Soares


Departamento de Física, ICEx, UFMG -- C.P. 702
30123-970, Belo Horizonte -- Brasil
E-mail: dsoares@fisica.ufmg.br

27 de outubro de 2006

 



"Dirigível, biplano e monoplano -- minha família."

                                    A. Santos Dumont



O avião biplano de Santos Dumont surgiu de um projeto misto -- o de número 14 -- em que havia um balão dirigível e o biplano, este último ainda em desenvolvimento. O 14-dirigível participava do projeto como suporte para os testes aerodinâmicos do 14-biplano. O objetivo maior do projeto 14 era o desenvolvimento do biplano pois o problema tecnológico apresentado pelo dirigível já havia sido resolvido em seus fundamentos pelo próprio Santos Dumont.

O projeto 14 portanto envolvia duas maquinas, o 14-dirigível e o 14-biplano.

Com as dificuldades técnicas encontradas em manter as duas máquinas em vôo conjunto, Santos Dumont decidiu tratar o 14-biplano independentemente e atribuiu-lhe o nome 14 Bis, significando com esta terminologia -- em Francês -- que se tratava de um "desdobramento" do projeto misto 14.

Como exemplo da utilização do termo em Francês "bis", veja-se abaixo como foi encontrado o termo no dicionário eletrônico EuroDic, disponível em http://ec.europa.eu/eurodicautom/.

O termo em Francês "bis" aparece no contexto acima, referido a "train", ou, "trem", em Português, ou ainda "comboio" no Português de Portugal.


FRANCÊS
(1) train bis
(2) train supplémentaire
(3) train de dédoublement

PORTUGUÊS
(1) comboio de desdobramento


LEIA MAIS:
Revista PESQUISA Fapesp - Outubro/2006
Artigo: "100 anos no ar", disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=3080&bd=1&pg=1.


Agradecimento:
Agradeço ao estudante Fernando A. Januzzi Serra (Engenharia Mecânica/UFMG) pela sua contribuição nesta discussão inicial do porquê do nome 14 Bis.


 






Atualização: 27Out2006